Quem são as pessoas que te inspiram, seja profissionalmente ou pessoalmente?
E como você acha que essas pessoas chegaram num ponto em que servem de inspiração para você?
O que essas pessoas têm em comum é a maestria, ou seja, um domínio profundo sobre um determinado assunto ou habilidade. E não importa de quais contextos elas vieram, infância sem recursos, desvantagens, elas têm o domínio sobre si mesmas, um controle emocional que as tornam destaques onde quer que estejam e o que quer que estejam fazendo. São as pessoas que são referências no que fazem. E não estou me referindo a pessoas famosas. Há muitas pessoas aqui mesmo, que se destacam no que fazem.
Antes de ter um conhecimento técnico sobre algo, é necessário ter o domínio sobre si mesmo. E o domínio sobre si mesmo não é somente ter controle emocional, não ser explosivo. É sobretudo, não desperdiçar uma das coisas mais valiosas que nós temos: o tempo.
Perceba que todos nós temos tempo: 24 horas por dia. A diferença está no uso que cada um faz dessas 24 horas.
Uma pessoa excepcional usa esse tempo para estudar, ler, se exercitar, desenvolver habilidades, para fazer aquelas milhares de repetições necessárias para que ela chegue num patamar onde ela é lembrada pela maestria com que faz o que faz.
Por exemplo, um exímio cantor pode ter nascido com um dom para canto, mas o treino, o aprendizado das técnicas de canto e de respiração são necessários para que ele chegue a ser considerado virtuoso.
Talvez, todo o processo para se chegar à maestria, seja desconhecido pelo público. Mas certamente houve milhares de horas de treino, de aprimoramento. E também, de renúncias.
Sim, essa parte também é importante ressaltar. São renúncias que só a pessoa conhece, os sacrifícios.
É necessário foco no que você quer se tornar ou na qualidade do trabalho que você entregar, fazer algo mais, para não ser mais um fazendo a mesma coisa, não para que você seja melhor que os outros e sim, para que seja o mais virtuoso que você pode ser. E isso pode ser em qualquer atividade que você faça.
Pessoas extraordinárias percebem, cedo ou tarde que, para serem excelentes no que fazem, tem que fazer coisas excepcionais. A dedicação e a prática são fundamentais.
Fazer, fazer, fazer!
E tomar decisões diárias baseadas na seguinte pergunta: Isso me aproxima ou me afasta do que eu quero me tornar? A resposta vai te ajudar a selecionar melhor os hábitos que você deve manter na sua vida e os que você precisa abandonar para chegar onde você quer.