‘Manejo de Pragas em Sistemas de Cultivos’ traz palestrantes de renome nacional e internacional

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Agronomia (PPAGRO) da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), do Centro Ciências Agrárias Campus Luiz Meneghel, realizou na semana passada, dias 30 e 31, o 1º Workshop PPAGRO 2019 com o tema ‘Manejo de Pragas em Sistemas de Cultivos’. O evento foi realizado no Auditório Thomaz Nicoletti, no Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes.

A mesa de honra foi composta e teve como anfitriã a coordenadora do Curso de Mestrado, professora-doutora Cristina Batista Lima, que recepcionou as autoridades, dentre eles, o vice-reitor da UENP professor doutor, Fabiano Gonçalves Costa; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora doutora, Vanderleia da Silva Oliveira; diretor do Campus Luiz Meneghel, professor doutor, Ederson Marcos Sgarbi; diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor doutor, Eurípedes Bomfim Rodrigues; e o coordenador do Evento 1º Workshop PPAGRO, professor doutor, Marco Antonio Gandolfo. A palestra de abertura do evento foi feita pelo engenheiro agrônomo, Ferreirinha Costa, CEO das empresas Ferrari Zagatto e Fortgreen.

As autoridades, durante a cerimônia de abertura, foram unânimes quanto a importância do evento no que tange controle de pragas e o desenvolvimento, inovação, tecnologia, aperfeiçoamento, técnicas, produtos, pesquisas, investimentos na referida área. Para tal, renomados profissionais foram convidados para expor e apresentar as perspectivas do mercado, como Alexandre de Sene Pinto, do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto); Gabriela Vieira Silva, da Agribela (Londrina); Eliane Dias Quintela, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás; Marcelino Borges de Brito, da Koppert Biological Systems (Piracicaba); Fernando Cesar Pattaro, da Estratégias em Controle de Pragas (Maringá) ; e Alejandro Daniel Rios, da Universidad Nacional de Tucumán (San Miguel de Tucumán/Argentina).

Segundo a coordenadora do Curso de Mestrado, professora-doutora Cristina Batista Lima, o tema proposto para o evento está em consonância com pesquisas realizadas na UENP, bem como se relaciona às tendências do mercado de trabalho na área da Agronomia. “Apesar de ser um evento de porte menor, tivemos que expandir o número de inscrições de 80 para 130. Ele permite um contato mais próximo entre o público e os palestrantes. Temos boa participação dos alunos da graduação, da pós e também do curso de Ciências Biológicas”, relata.

Para o estudante do Mestrado em Agronomia da UENP, Guilherme Augusto Shinozaki, o Workshop é uma oportunidade ímpar para um pós-graduando. O acadêmico foi ouvinte da palestra e também atuou diretamente na comissão organizadora do evento. “Tudo o que aprendemos aqui acrescenta a nosso currículo. Atuei na organização auxiliando os palestrantes e pude conhecê-los mais, comprovando a contribuição que estes profissionais puderam dar aos nossos estudantes no Workshop”, comenta.

No 3º ano da Graduação em Agronomia da UENP, a estudante Karina Marquito destaca a experiência positiva de estar em contato com professores e agrônomos que já são consolidados no mercado de trabalho. “O Workshop é uma maneira de conhecermos mais sobre a atualidade da profissão, no químico e também no biológico, que é tendência na tecnologia agrária. Para nós, da graduação, é de grande importância. Nós ficamos mais integrados ao que está acontecendo no mercado, pois os profissionais abrem seu cotidiano para nós”, reflete. Karina faz parte do grupo de estudos em Manejo de Pragas, coordenado pela professora-doutora Laila Mihsfeldt. (Da redação com assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui