Cidades da microrregião de Bandeirantes iniciaram ações de limpeza e aplicação de fumacê

Com um aumento significativo dos casos de dengue no país, na microrregião de Bandeirantes não foi diferente. Assim, as prefeituras deram início à organização de ações que promovam a limpeza em suas comunidades com a finalidade de diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor na transmissão das doenças: dengue, zicavirus e chikungunya.

Em Bandeirantes começou na sexta-feira, (26), a aplicação do Inseticida de Ultrabaixo Volume (UBV), nome do popularmente conhecido fumacê. A medida visa exterminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zica e Chikungunya, das escolas da rede pública de ensino, proporcionando um ambiente seguro para o retorno de alunos, professores e funcionários. Para a diretora da Vigilância Sanitária, Silvia Guidi, a medida é de extrema necessidade: “estamos criando ambientes seguros e livres de pragas; estamos trabalhando para manter nossas crianças e os profissionais saudáveis. Quanto mais mantivermos os ambientes limpos e livres do mosquito, menos pessoas atenderemos em hospitais”, explicou.


Cornélio Procópio está em estado de alerta máximo contra a dengue, desde o dia 06 de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já são mais de 125 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti este ano no município. Um dos principais pontos de contaminação é o distrito de Congonhas, onde a prefeitura está realizando uma ação coletiva para combater o mosquito e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor. A vice-prefeita Angélica Olchaneski está na linha de frente da ação, junto com o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Elizeo Rocha. “A dengue afeta a todos, essa é a hora de enfrentarmos mais esse desafio. Cada um fazendo sua parte, vamos superar essa situação.

É muito importante que cada pessoa verifique se em sua casa, seu quintal, existe locais com água parada onde o mosquito possa se reproduzir. Limpeza de quintais e evitar jogar lixo em terrenos baldios são a melhor prevenção”, orienta a vice-prefeita. Rocha alerta que, com a incidência da Covid-19, muitas pessoas acometidas pela doença acabaram ficando com sequelas e, consequentemente, mais vulneráveis à dengue. “São pessoas que acabaram ficando com a imunidade mais frágil e, se acometidas pela dengue neste momento, podem ter complicações graves e até morrer”, diz o sanitarista. A prefeitura pede a colaboração de todos os moradores para que recebam os agentes de saúde que estão visitando as residências e orientando sobre as medidas de prevenção. Além disso, a prefeitura disponibiliza o telefone (43) 3520-8000 para que a população denuncie possíveis focos do mosquito ou solicite a visita dos agentes.

Em Cambará, o alerta para a prevenção e luta contra o mosquito foi dado esta semana. Equipes do setor de limpeza iniciaram o recolhimento dos lixos e materiais de descarte nas localidades de Ignez Panichi Hamze e Cohapar. Em 2023, a cidade contabilizou mais de 780 casos e um óbito.
Já em Andirá, o mutirão terá início em fevereiro. Com a Operação Cidade Limpa. A atividade é uma ação conjunta entre as secretarias de Viação e Serviços Públicos, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente. Durante o trabalho, os servidores da prefeitura estarão coletando entulhos, móveis velhos, galhos. Esta é uma oportunidade de a população realizar uma ação de limpeza e descartes que não usam mais.

A Secretaria Municipal de Saúde estará acompanhando os trabalhos, juntamente com a equipe dos agentes de endemias, promovendo ações de conscientização e combate à dengue e animais peçonhentos como, por exemplo, o escorpião. A prefeitura espera que, com este projeto, possam melhorar e ampliar as ações de limpeza pública nestas comunidades.
CUIDADOS PARA EVITAR A DENGUE – Você sabe como evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue? Não deixe água parada; mantenha muito bem tampadas caixas d’água, lixeiras e vasos; mantenha a casa, quintais e terrenos limpos; esvazie os pratos das plantas; não deixe objetos que possam armazenar água jogados.
A dengue é uma doença perigosa que tem feito vítimas fatais por todo o Estado. Alguns dos sintomas são náuseas, manchas vermelhas pelo corpo, vômito, dores de cabeça, febre, dor muscular, dor articular, dor atrás dos olhos. Os casos mais severos podem apresentar hemorragia e resultar em morte.

Seguindo as dicas de como evitar a proliferação, os cuidados atingem a saúde de familiares, amigos e de toda uma população. Em caso de suspeita, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento adequados. (Redação e assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui