Imagine um rio fluindo sem esforço através de um vale, passando pelos obstáculos de maneira suave e fácil. Imagine um pássaro voando pelo céu, seguindo as correntes de vendo sem se importar com o mundo. Esses fenômenos naturais exemplificam a beleza de permitir que as coisas se desenvolvam sem necessidade de força-las.
A vida pode fluir dessa forma quando você não a força.

Imagine um estado de ser onde tudo que você faz, parece um rio fluindo naturalmente rio abaixo. Esse estado é chamado wu wei, que significa não forçar, agir em perfeita harmonia com o mundo ao nosso redor, permitindo que as coisas se desenvolvam sem que tenhamos que forçá-las. São aqueles momentos em que você percebe alguém tocando uma música com a alma, num estado de graça ou pessoas criativas em seu estado de fluxo. Elas fazem as coisas acontecerem sem esforço e o tempo parece desaparecer porque elas estão completamente absorvidas no que estão fazendo.

Você não precisa ser um atleta ou um artista super talentoso para vivenciar esse estado de fluxo. Você pode praticar no seu dia a dia. É estar totalmente sintonizado em cada momento e não resistir ao que está acontecendo, não nadar contra a correnteza. Em vez de lutar contra a corrente da vida, você simplesmente segue o fluxo.
Imagine que você está dirigindo em um trânsito intenso e está atrasado para uma reunião importante ou para uma consulta médica. Geralmente esse tipo de situação pode deixa-lo estressado e ansioso. Mas se estiver atento, pode se livrar dessa tensão. Você pode aceitar o trânsito como parte da jornada, talvez respirar fundo e curtir uma música. E de repente você não está mais lutando contra o trânsito porque não vai adiantar mesmo. E você flui com o que está acontecendo e chega à sua reunião na hora que tem que chegar, com a mente calma.


Lembre-se que quase nada está sob o nosso controle. E quando você deixa de querer controlar tudo, você permite que os eventos se desenrolem naturalmente, que você ouça sem julgamento, você se comunica honestamente e deixa as coisas fluírem sem força-las.
Dessa forma, você não nada contra a correnteza da vida, não cria embates desnecessários nos relacionamentos, vivendo com mais harmonia. Até mesmo nas tarefas diárias como trabalhar em um projeto, atender pessoas, organizar coisas em casa, você pode praticar isso em vez de se apressar impacientemente. Você mergulha na atividade e pode até encontrar satisfação em fazer aquilo.

Na essência, wu wei é viver no momento presente (um assunto que eu volto a trazer aqui), indo com o fluxo e permitindo que as coisas aconteçam sem resistência desnecessária, sem reclamações. Quando você abraça esse modo de ser, você pode descobrir que a vida se torna mais suave, mais agradável e cheia de momentos marcantes onde o esforço se transforma em ação sem esforço.

Imagine que você está segurando com muita força um pote cheio de coisas gostosas (e que não são boas para a nossa saúde) com medo de perde-lo. Isso pode acontecer com o nosso trabalho, um relacionamento. Nós nos agarramos fortemente a eles com medo de perder o que temos, mas assim nossos apegos podem nos prender e nos tornar prisioneiros dos nossos próprios desejos. O segredo está em deixá-los livres, não se apegar. Não se trata de desistir, e sim, de afrouxar o controle sobre as coisas. Tudo tem um fluxo natural, um ritmo para acontecer. Quando você segue com o fluxo, você se liberta e deixa de carregar o fardo desnecessário de tentar forçar tudo. Sua vida pode ter muito mais paz. Experimente…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui