Você pode fazer 100 coisas certas, mas apenas uma reação destrutiva a um acontecimento pode destruir tudo de bom que você fez antes. Sabemos que levamos anos de ações positivas para construir respeito, mas somente uma reação negativa para destruir o nosso respeito e reputação. Você provavelmente viu isso acontecendo a muitas pessoas.
A vida é 10% sobre o que nos acontece e 90% sobre como nós reagimos aos acontecimentos.
Precisamos entender que as pessoas não estão sob o nosso controle, seja elas, filhos, colaboradores, colegas de trabalho. Sempre haverá situações que estarão fora do nosso controle. Aliás, a maioria delas.

Você acha que a maneira como a pessoa te trata está sob o seu controle? Não há como controlar a mente das outras pessoas. Pelo menos, não totalmente. Não há como controlar o passado ou o futuro, principalmente porque o futuro não depende somente de você. E o que acontece quando as coisas estão fora do seu controle? Você reage ou não?

O poder de não reagir é o seu maior poder. Se você não consegue se controlar, você acaba perdendo o controle sobre a sua vida, ainda que esse controle seja parcial. Haverá pessoas ao seu redor, seja na família, no trabalho, que tentarão destruir sua paz e reputação. E se você não for capaz de controlar as suas emoções, ou seja, os pensamentos que geram as emoções, e reagir incontrolavelmente, você certamente perderá a batalha. Se você quiser vencer, você precisa aprender a controlar a sua mente e parar de reagir desnecessariamente.

Há pessoas que se parecem com panelas de pressão, prestes a explodir frente ao menor estímulo negativo. E há outras apenas aguardando para usar a sua atitude de reação exagerada para usá-la contra você. Quando você tem esse tipo de reação, é difícil controlar o que sai da sua boca e as suas atitudes. Depois, é mais difícil ainda consertar o estrago feito. E isso pode colocar todo um histórico de atitudes positivas que você veio construindo ao longo da sua vida.
As palavras são muito poderosas e muitas vezes, não as dizê-las e não reagir será a atitude mais favorável a você. Nem sempre a não-reação significa que você é covarde ou fraco. Isso pode significar controle sobre si mesmo, tempo para observar e dar o peso correto para cada acontecimento. E acima de tudo, perceber o que essas situações estão trazendo de aprendizado para a sua vida, quais virtudes você pode desenvolver. Pense em quantos problemas poderiam ter sido evitados por uma colocação errada ou uma reação descontrolada.

Respire profunda e lentamente diante dessas situações, conte até 10, 100, 1000, se necessário, até que você consiga pensar com mais clareza. E segure a sua língua e mantenha a boca fechada para não se arrepender depois. Aos poucos isso vai se tornar um hábito e você vai perceber que as situações adversas não vão te afetar mais com tanta força porque a sua mente vai estar treinada para não mais reagir.
Lembre-se que existem várias formas de se conhecer e de se melhorar, física, mental e emocionalmente. Vale a pena investir no autoconhecimento. O seu corpo e a sua mente agradecerão.

Cristie Ochiai 

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui