Segunda edição do Dia de Campo Orgânico com estações de cultivo, palestras, demonstração de produtos e comercialização

O Neat (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios) da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) promoveu o II Dia de Campo Orgânico – Tecnologias de Produção, nesta quinta-feira (31) no Campus Luiz Meneghel em Bandeirantes, em parceria com o Instituto Emater regional de Cornélio Procópio e com a Seti (Superintendência Geral de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior) pelo Programa Paraná Mais Orgânico, que atende e certifica a produção orgânica de forma gratuita os agricultores familiares.

O evento que teve sua primeira edição realizada em 2016, voltou com mais força e trouxe novidades nas estações de cultivo, com o morango, maracujá, café, soja, Sistemas Agroflorestais, Horta Mandala, dentre outros. “O objetivo deste evento foi de propor, principalmente para os agricultores familiares, soluções de manejo sem utilizar agroquímicos e ainda agregar valor a sua produção” destacou o coordenador do Neat, engenheiro agrônomo, professor doutor Rogério Macedo. Ele lembrou que a Lei 16.751/10  institui a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná, sendo então, momento oportuno para os interessados fazer a conversão dos sistemas. “Para aqueles que desejam converter o produto convencional para o orgânico, o momento é oportuno ainda mais que temos o Governo Estadual do Paraná como comprador e, ainda, contamos com o Programa Paraná Mais Orgânico para atender os agricultores familiares com assistência técnica e emissão do certificado junto ao Tecpar ou Rede Ecovida, de forma gratuita”, reforçou.

Outro destaque no evento foram as palestras sobre Reconstrução Ecológica da Agricultura; Manejo e conservação de solo e da água; Olericultura em bases Ecológica; Desafio da merenda escolar 100% orgânica. Houve emissão de certificados para os estudantes que fizeram as inscrições antecipadamente no site do evento.

No local também houve espaço exclusivo sobre mercado orgânico, uma aproximação estratégica dos agricultores que já são certificados, com compradores que atuam nos mercados e buscam fornecedores. Além das tendas tecnológicas com empresas que apresentaram uma linha exclusiva de produtos para manejo orgânico e implementos voltados para os pequenos agricultores, além das opções de financiamentos. Na ocasião foram inauguradas as novas instalações do Neat e do Programa Paraná Mais Orgânico.

O evento foi voltado para agricultores, técnicos, estudantes e consumidores, com entrada livre. (Da redação com informações da assessoria Daniani Souza/Paraná Mais Orgânico/Foto Rádio Cabiúna).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui