De acordo com Buda, antes de falar, é preciso pensar sobre 3 pontos: “Isso tem valor? Isso é necessário? Isso vai fazer alguma diferença?”. Quem entende “O que, quando, onde e quanto falar?”, tem um grande poder em mãos.
Uma palavra falada nunca volta atrás, como uma flecha lançada. As palavras são como armas e precisamos aprender a usar apropriadamente. Uma pessoa que não tem controle sobre o que fala, acaba se colocando em situações problemáticas, falando por falar. E as palavras são poderosas, e podem mudar tudo à nossa volta, se soubermos quando, quanto falar. Isso nos torna muito fortes e poderosos.
Ficar em silêncio não significa não dizer nada, e sim, não dizer nada que não tenha valor. Falar somente quando é necessário ou quando há um motivo de valor. O silêncio significa ter foco no que você quer fazer, nas suas metas. O silêncio deixa o seu oponente confuso numa discussão. Se você fica em silêncio, a pessoa não sabe o que você vai fazer, qual o seu próximo movimento, ela acaba tirando o foco de si mesma e a atenção vai totalmente para você. O silêncio ajuda a ter foco. Isso não é ausência de palavras e sim, concentração total no que você quer.
Pessoas silenciosas tem muitas ideias e coisas para dizer, mas não falam a menos que seja necessário. E para conseguir o que você quer, é preciso de um foco como um laser, além de parar de mirar em várias direções. O foco a laser te coloca em profundo silêncio, e o silêncio profundo te ajuda a ter um foco a laser. O silêncio faz ter a atenção das pessoas.
Você já dirigiu alguma reunião, deu aulas, falou para um grupo? Você deve ter percebido que quando fala muito, as pessoas acabam ficando dispersas e se distraindo.
Quando você faz pausas e fica em silêncio, imediatamente as pessoas voltam a atenção para você. Um sinal é enviado ao cérebro das pessoas de que algo aconteceu. Todos param e tentam entender porque a comunicação foi interrompida. Isso também vale para as conversas diárias.
Você já experimentou conversar com alguém que fala, fala, fala? Acabamos nos distraindo, pensando em outras coisas, muitas vezes perdendo o fio da meada. Ao ficar em silêncio, as pessoas prestam mais atenção, se ganha maior relevância por parte delas, acabam valorizando mais e, certamente, seremos lembrados e recomendados.
O silêncio constrói confiança, porque ao ficar assim, você ouve atentamente a outra pessoa numa conversa. Isso fortalece o relacionamento, seja pessoal ou profissional. Se você quer construir melhores relacionamentos, é preciso construir confiança. E para ter confiança, é necessário ouvir as pessoas atentamente.
Pessoas que tem relacionamentos mais fortes, de sucesso, não ficam o tempo todo falando sobre si mesmas. Ao ouvir atentamente uma pessoa, ela sente que é importante para você. E é assim que a confiança é construída.
O silêncio dá um senso de autovalor. Tudo que é preciso para ter a vida que se quer, ser o quiser ser, está dentro de nós. É necessário ficar mais em silêncio para nos conectarmos com o poder de ser o nosso melhor.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing