Houve uma evolução gradual na forma de pensar ao longo da evolução dos seres humanos.
O problema é que agora nós tendemos a pensar demais.
Há muitos pensamentos desnecessários que acabam gerando na maioria dos casos, problemas que não existem, como quando você fica acordado à noite na cama e começa a ficar preocupado. Isso acaba gerando muita infelicidade desnecessária.
As pessoas não percebem que uma significante parte da infelicidade na vida delas é decorrente de atividade mental negativa e destrutiva. Há uma voz dentro de nós que fica continuamente comentando sobre o que está acontecendo na nossa vida, aquela conversa que temos com nós mesmos.
Às vezes até nos damos broncas: “Você não deveria ter feito isso!”. Aí vem uma outra voz que diz: “Não deu para evitar!”. Engraçado que enquanto essa conversa acontece somente na mente, nós parecemos normais.
Mas experimente ter essa conversa em voz alta. Alguém certamente vai dizer que ficamos doidos. E são basicamente a mesma coisa.
E um pensamento emenda em outro, e em outro e é como se estivéssemos continuamente correndo uma maratona, gastando energia. Claro que não vamos parar de pensar para economizar energia. Isso não é possível.
O problema é que o corpo não é capaz de diferenciar entre o que acontece na vida real e o que acontece na sua mente. O corpo interpreta ambos como acontecimentos reais e reage da mesma forma. Então, quando você tem pensamentos cheios de medo, o corpo reage a esse medo. O corpo reage com uma emoção de medo que você sabe muito bem como é.
As emoções que você sente, são emoções que dizem que você está em perigo, que há um perigo real. Você sente medo, ansiedade, fica agitado. E isto não é somente desagradável. Se você entra nesse turbilhão de pensamentos inúteis, disfuncionais e destrutivos, dia após dia, ano após ano, isso causa um efeito no corpo que diminui a energia que ele tem para combater doenças. O sistema imunológico decai consideravelmente.
Preste atenção nas pessoas negativas e em como é a saúde delas. A medicina já está atenta à conexão entre o estado mental e a saúde. O importante é saber que os eventos positivos que acontecem, não tem o mesmo peso que somente um evento negativo que tenha acontecido.
O evento negativo é que acaba gerando conversas sem fim na nossa mente.
Não passamos o dia todo falando mentalmente como aquele nascer do sol estava realmente lindo. Mas experimente ser contrariado para ver o que acontece na sua mente: um blá, blá, blá sem fim.
Para a maioria das pessoas a atividade mental em grande porcentagem, negativa. Há uma correlação estreita entre o estado mental e com quem estamos, quem são nossos amigos, onde trabalhamos e as situações do dia a dia.
Se você está num estado negativo mental há muito tempo, você tende a atrair eventos negativos. Basta prestar atenção. Vale a pena parar um pouco e observar como estão os seus pensamentos e que tipo de situações estão acontecendo na sua vida, como está a sua saúde, como são as pessoas que estão à sua volta, de que tipo de leituras e programas de tv você se alimenta.
Uma coisa é certa: a mudança só vai acontecer se você usar sua energia, seus pensamentos e agir para mudar. Isso vale a sua saúde mental, emocional, física e espiritual.