Colégio ECEL e Rotary Club

Para os alunos, professores, pais e direção do Colégio ECEL Positivo, a noite desta terça-feira, dia 18, foi marcada por várias manifestações de amor, cidadania e solidariedade. Uma solenidade organizada pelo Rotary Club de Bandeirantes, nas instalações da Casa da Amizade, reuniu autoridades, imprensa, representantes de órgãos sociais e os adolescentes do Colégio para a conclusão da “Campanha Cartela Solidária” –  uma mobilização para recolhimento de cartelas de remédios vazias para a promoção do levantamento de fundos, visando a aquisição de cadeiras de rodas, a serem doadas às entidades que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social – .

Os descartes das cartelas vazias puderam ser realizados pela população da comunidade em vários pontos de coletas, em entidades parceiras. O Colégio ECEL foi um deles. Porém, mais do que apenas ponto de recebimento, a tradição de mobilização dos alunos e professores em torno de ações sociais e de protagonismo – visando o desenvolvimento de valores e sentidos – fazem da instituição de ensino uma referência, há muitos anos. No ano passado, por exemplo, os alunos de várias turmas mobilizaram-se em campanha e gincanas, angariando novelos de lãs. O objetivo era a doação para um grupo de artesãs que produziram toucas de crochê e tricô para os enfermos atendidos no Hospital do Câncer.

Além da vertente social, outro ponto importante da Campanha Cartela Solidária foi a questão da proteção ao Meio Ambiente. A Diretora Proprietária do Colégio, Professora Suely Aparecida Guerra Dias, que também é Rotariana e sempre está inserida em ações de mobilizações sociais, destacou o papel pedagógico destas intervenções. De acordo com ela, além de ensinar o conteúdo programático, o Colégio ECEL traz uma forte missão de formar cidadãos para a vida, comprometidos com o bem estar do próximo, sustentabilidade, apresentando valores sociais e de atenção ao meio ambiente. Além dela, a Diretora Geral, Professora Joelma Almeida, e a equipe pedagógica da instituição, também estiveram presentes na solenidade.

Este sentimento de colaboração norteou a tônica do depoimento do aluno Gabriel Pereira Tavares. “Achei muito legal participar deste projeto. Estas cartelas, geralmente, são descartadas no lixo, em terrenos baldios e, às vezes, ainda contém vários resíduos dos remédios, o que podem afetar o solo e o meio ambiente. Além disso, é muito bom saber que as arrecadações foram utilizadas para uma questão social”. O aluno João Manuel Santiago da Rocha também enalteceu o aspecto mobilizador do projeto. “Nós descartamos, em casa, estas cartelas. Não serviam para mais nada. Então o Rotary apresentou esta proposta e achei muito interessante. Meu pai chegou a trazer uma sacola de cartelas e até meus priminhos disputavam quem conseguia mais. Foi muito gratificante estar empenhado em uma causa como esta”, destacou. Pedro Henrique Leme também ressaltou sua visão da ação solidária: ” Foi uma ótima experiência poder ver que eu ajudei a melhorar a vida de quem precisa realmente. Com tão pouca contribuição fizemos um grande feito”. Vários alunos, representantes de várias turmas, estiveram presentes na solenidade acompanhados de seus familiares. (Da assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui