Junta Militar de Bandeirantes comunica prazo final da obrigatoriedade do alistamento

Da redação

Jovens nascidos em 2003 e que estão completando 18 anos em 2021 devem realizar o Alistamento no Serviço Militar até o dia 30 deste mês, na próxima quarta-feira, prazo final da obrigatoriedade.

Segundo o responsável pela Junta Militar de Bandeirantes, Tarcísio Oliveira, para alistar-se, o jovem deve acessar o site alistamento.eb.mil.br, seguir os passos do cadastramento prévio e, em seguida, preencher os dados. De acordo com ele, é importante que o jovem preste atenção nas informações e mensagem de conclusão do cadastro: “Alistamento Realizado com Sucesso!”. “Orientamos para que, preferencialmente, o recrutamento seja realizado pelo site. Desde 2016, o processo de alistamento militar pode ser feito pela internet. Entretanto, caso o jovem encontre alguma dificuldade, ele poderá nos procurar no escritório da Junta de Serviço Militar”, indicou Tarcísio.

Em Bandeirantes, a Junta de Serviço Militar se localiza na Praça Brasil-Japão, ao lado a Agência do Trabalhador, com telefone 3542-4282. O jovem que procurar a unidade deve levar o RG, CPF e comprovante de residência. “Vale reforçar para que o jovem não deixe para a última hora a realização do alistamento”, recomendou Tarcísio.

OBRIGATÓRIO – O alistamento militar para o jovem do sexo masculino é obrigatório a partir dos 18 anos, conforme lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964. O documento gerado com o alistamento é necessário para o cidadão se candidatar a qualquer emprego, concurso público e até para fazer passaporte, por isso, a importância de estar em dia com as obrigações militares.

Se o jovem perder o prazo para se alistar, será preciso procurar a Junta Militar para regularizar sua situação. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo. Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, habitualmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.

DISPENSA – Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar do município para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui