Aprendemos desde muito pequenos que precisamos escovar os dentes, tomar banho, usar roupas limpas, manter as unhas limpas. Tudo isso faz parte da higiene e saúde física. E é muito agradável estar perto de alguém que está limpinho e cheiroso, não é? Mas o que nós aprendemos ou sabemos sobre saúde psicológica ou higiene emocional? Isso é algo que nos ensinam em casa ou na escola? Por que focamos tanto no físico em detrimento do emocional?
Nós passamos mais tempo escovando os dentes do que cuidando da nossa higiene emocional.
E nós temos muito mais machucados emocionais do que machucados físicos – fracassos, rejeições, solidão. E esses machucados emocionais podem até piorar se os ignorarmos e impactar as nossas vidas negativamente. E muitas vezes nós não sabemos que temos esses machucados emocionais.
A solidão machuca. Ela distorce nossas percepções e bagunça os nossos pensamentos. Ela nos faz acreditar que as pessoas ao nosso redor pouco se importam conosco e nos impede de procura-las por medo de rejeição e medo de nos machucarmos mais do que podemos suportar. A solidão não somente te faz sentir miserável, ela pode te matar. Cientistas comprovaram que a solidão afeta a sua saúde e longevidade tanto quanto fumar cigarros.
É por isso que é tão importante prestarmos atenção às dores emocionais. E a solidão não é a única coisa que distorce a nossa percepção. O fracasso também. O modo como lidamos com o fracasso pode afetar a nossa percepção e dessa forma, a nossa mente pode nos enganar, fazendo-nos acreditar que não somos capazes de fazer algo.
Você tem consciência de como a sua mente reage aos fracassos? Você precisa estar, porque se a sua mente tentar convencê-lo de que você é incapaz de fazer algo, e você acreditar nisso, você vai começar a ser sentir desamparado, e vai parar de tentar. E vai ficar cada vez mais convencido que não pode ser bem-sucedido. E uma vez que somos convencidos de algo, é difícil mudar.
Nossas mentes e nossos sentimentos, não são muito confiáveis. Às vezes eles são bastante desagradáveis conosco. E quando se trata de rejeição, além da dor que a rejeição nos causa, nós costumamos agravá-la ainda mais nos torturando com autocríticas infundadas, enfatizando as nossas falhas e limitações e detonando a nossa autoestima.
Se nós não nos machucamos fisicamente de propósito, porque fazemos isso psicologicamente? Por causa da nossa higiene emocional pobre. Porque não priorizamos nossa saúde psicológica.
Quando a nossa autoestima é baixa, ficamos mais vulneráveis ao estresse e ansiedade e falhas e rejeição doem muito e leva tempo para nos recuperarmos delas. Então, quando você for rejeitado, você tem que cuidar da sua autoestima.
Nós temos que prestar atenção aos nossos hábitos psicológicos não saudáveis e muda-los. Porque gastar tanto tempo focado em aborrecimentos e pensamentos negativos, pode leva-lo a ter depressão, alcoolismo, desordens alimentares e até doenças cardiovasculares. Então, se você perceber que isso está começando a acontecer, mude o foco para outra coisa, uma coisa positiva.
Agir quando você está se sentindo solitário, mudando suas reações ao fracasso, protegendo a sua autoestima, lutando contra pensamentos negativos, você não somente vai curar suas feridas psicológicas, mas também vai construir resiliência emocional, prosperar.
Quando você começa a praticar higiene emocional, a expectativa de vida aumenta consideravelmente.
Já pensou que mudanças teríamos em nossas vidas se nos sentíssemos menos solitários, menos fracassados e rejeitados? Se nos sentíssemos melhores sobre nós mesmos e mais empoderados? Lembre-se que mudando pequenos hábitos, poderemos melhorar muito a nossa qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui