Por Regiane Romão
O prefeito da Barra do Jacaré, Edimar de Freitas Alboneti, o Edão decretou lockdown no município na última semana. A decisão se deu pelo aumento repentino do número de casos da Covid-19. A cidade passou aproximadamente 20 dias sem registrar nenhum caso da doença.
Por telefone, o prefeito Edão falou à reportagem do jornal Folha do Norte Paranaense e disse que todos os estabelecimentos da cidade estão funcionando com o serviço delivery. “Os comerciantes entenderam que era necessário trabalhar com as portas fechadas para controlarmos os casos. Estamos com 52 casos ativos, e por isso tomei essa decisão”, afirmou.
O decreto do prefeito termina no domingo (20) e a partir da próxima segunda-feira (21), o comércio atenderá normalmente. “São 10 dias de decreto e eu acredito que, com essa pequena paralisação os casos vão diminuir. Sei que já tem uns 15 casos que vão sair do isolamento essa semana, e com isso já diminui os ativos”, considerou o gestor.
Edão disse ainda que os números aumentaram de uma hora para outra. “Em quatro dias somamos 52 casos. Não sabemos como funciona a Covid-19. Em um dia não tem caso, no outro tem vários. Nas pessoas, uns não tem sintomas, outros morrem, não dá para entender a Covid”, preocupa-se.
Os funcionários da Prefeitura estão trabalhando internamente. “Tem que ir tocando, todos os departamentos estão trabalhando interno, temos que ser sérios nessa hora, não podemos ficar disseminando o vírus”, alertou.
Quatro pessoas estão internadas devido a complicações do novo Coronavírus na Barra do Jacaré. Um dos casos mais sérios é do vereador Dirão. “Ele estava no décimo dia de contágio, quase saindo do isolamento e teve uma piora no quadro. Teve que ser internado e está na UTI”, lamentou.
Em relação as vacinas, o prefeito acredita que até o final do ano terá imunizado toda a população. “Dependemos da entrega do governo estadual, temos as doses e estamos aplicando em pessoas sem comorbidades de 50 anos ou mais. Sabemos que novas doses serão entregues nesta quarta-feira, 16. Estamos esperançosos”, disse ansioso.
Para finalizar, o prefeito enfatizou que é imprescindível que a população continue usando máscara, se higienizando com álcool em gel e mantendo o distanciamento. “Não podemos nos descuidar, a Covid-19 é uma doença séria e mata. Temos que fazer de tudo para que todos tenham a responsabilidade de se cuidarem”, orientou.