A Prefeitura de Bandeirantes divulgou esta semana o cronograma completo da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A campanha terá início na próxima semana, dia 14 de outubro, e término no dia 28 de outubro, sendo o Dia D no sábado, 21.
Durante a campanha serão realizados atendimentos nos postos de saúde do município. No dia 16, segunda-feira, haverá atendimento nos postos de saúde Teixeirinha, IBC 1 e AMI (central). No dia 17, terça-feira, além desses postos, também haverá atendimento nos postos de saúde da Vila Lordani e União.

No dia 18, quarta-feira, o atendimento será nos postos AMI (central), Bela Vista, Teixeirinha e IBC 1.

No dia 19, quinta-feira, o atendimento será nos postos Teixeirinha, IBC 1, AMI (central), Invernada e IBC 2.

No dia 20, sexta-feira, o atendimento será no posto do Sertãozinho, Teixeirinha, IBC 1 e AMI (central).

No dia 21, sábado, será o DIA S, com atendimento nos postos do Teixeirinha, IBC 1 e AMI (central).
A campanha é destinada a todas as crianças e adolescentes de 0 a 14 anos que estejam com vacinas em atraso, como também será avaliada a carteirinha de vacinas do público-alvo que comparecer ao evento, e será entregue uma declaração comprovando o esquema de vacinas em dia, necessária para a realização da rematrícula escolar.
A vacinação desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e na proteção da saúde das pessoas. As vacinas são desenvolvidas para estimular o sistema imunológico a reconhecer e combater agentes infecciosos, como vírus e bactérias, que podem causar doenças graves e até mesmo fatais.


Ao receber uma vacina, o corpo é exposto a uma forma enfraquecida ou inativada do agente infeccioso, ou a partes dele, o que desencadeia uma resposta imunológica. Isso permite que o sistema imunológico desenvolva uma memória imunológica, ou seja, a capacidade de reconhecer e combater o agente infeccioso caso seja encontrado novamente no futuro.
A vacinação é essencial porque ajuda a prevenir a disseminação de doenças infecciosas, protegendo não apenas os indivíduos vacinados, mas também a comunidade como um todo. Quando uma grande parte da população é vacinada, ocorre o que é chamado de imunidade coletiva ou imunidade de rebanho. Isso significa que a doença tem dificuldade em se espalhar, pois a maioria das pessoas está protegida, reduzindo assim o risco de surtos e epidemias.
Além disso, a vacinação é especialmente importante para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições médicas subjacentes. Essas pessoas podem ter um sistema imunológico mais frágil e correm maior risco de complicações graves ou até mesmo morte se forem infectadas por doenças evitáveis por vacinação.

“Portanto, a vacinação é vida porque salva vidas, protege a saúde individual e coletiva, e contribui para um mundo mais saudável e seguro”, defendeu a nota informativa da assessoria de comunicação. (Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui