Fabiano ‘Tchunnay’ se destaca pelos bolos realistas artísticos que faz

Em Cornélio Procópio, Fabiano dos Santos, conhecido como ‘Tchunnay’, se destaca ao transformar simples bolos em belas artes

Com um sorriso largo e um bom humor indiscutível, assim é o perfil do confeiteiro procopense Fabiano dos Santos, popularmente conhecido como ‘Tchunnay’, e está esbanjando talento no reality show do SBT, Bake Off Brasil. O programa é voltado para a culinária de bolos e os participantes, considerados confeiteiros amadores, fazem verdadeiras obras de arte em forma de doces, sendo que durante algumas semanas eles desenvolvem, trabalham e também aprendem a utilizar toda a criatividade para conquistar o público e os jurados.

O reality tem a apresentação de Nadja Haddad e o chef italiano Giuseppe Gerundino entra para o time de jurados ao lado de Beca Milano.

Fabiano dos Santos é reconhecido em Cornélio Procópio pelo talento, dedicação e delicadeza, pois estes são alguns dos ingredientes característicos para se tornar um cake design. No Instagram ele é conhecido como ‘Tchunnay’. Proprietário da Cake 29, a confeitaria é uma verdadeira fábrica de sonhos e desejos, de onde são produzidas verdadeiras obras de arte ‘comíveis’, já que são praticamente criações exclusivas ou personalizadas, o que acabaram se tornando mania nas festas aqui e mundo afora.

Com uma vasta experiência, Fabiano já trabalhou em Cambé, Londrina e também Florianópolis, mas agora voltou às origens e mora em Cornélio Procópio, porém, seus bolos percorrem toda a região. Ele que começou como confeiteiro de vitrine, fazia esses bolos de ‘padaria’, até que um dia foi ‘desafiado’ a fazer um bolo diferente. Foi a partir daí que tudo começou.

O talento herdado da família, ‘Tchunnay’ começou a se especializar em cake design. “Esses bolos, por serem artísticos, são um pouco mais caros que os bolos de confeitaria. Como eles sempre são menores, o dono da festa compra um bolo para servir aos convidados, e esse para enfeitar a mesa”, menciona.

A trajetória de ‘Tchunnay’ na culinária começou em 1997, como auxiliar de cozinha, mas o reconhecimento só veio a partir de 1998. Ele assumiu a ‘Kabana do Pão’ em Londrina, e como sempre foi curioso, começou a estudar sobre confeitaria. Foi assim que aprimorou seus conhecimentos. Já em 2006, chefiou a equipe da ‘Pandor’, também em Londrina; e mudou-se para Florianópolis em 2008. Em Santa Catarina, trabalhou na ‘Casa das Tortas’ e também na ‘Amabile Confeitaria’.

De volta ao Paraná, trabalhou por um pequeno período em Arapongas, e tinha planos de se mudar para a Alemanha, mas após uma visita a Cornélio Procópio, foi convidado para repaginar a ‘Panificadora Padoka’. Entretanto, seu sonho mesmo era abrir um negócio próprio. Foi o que aconteceu a partir de 2015, quando nasceu ‘Cake 29’.

O QUE É CAKE DESIGN? – Em português, ‘Cake Design’ significa ‘Design de Bolos’. Portanto, os Cake Designers têm o poder de transformar bolos, tortas, cupcakes e outros doces em verdadeiras obras de arte. Eles são a versão moderna dos confeiteiros e possuem um vasto conhecimento em técnicas de decoração.

Entre os materiais utilizados está à famosa pasta americana, que permite modelar tudo aquilo que a imaginação e a criatividade puderem alcançar, com formas, cores e sabores para os mais variados estilos de festa. Flores, estrelas, corações, listras. Tudo pode ser moldado com a pasta americana – também conhecida como pasta de açúcar. Mas não para por aí! É possível usar, inclusive, materiais não comestíveis para deixar a sobremesa linda de se ver.

ONDE SURGIU? – O Cake Design como conhecemos teve origem na Inglaterra durante o reinado da Rainha Elizabeth I – de 1558 a 1603 – onde a pasta de amêndoa (marzipã) foi usada pela primeira vez para decorar bolos. Durante o século 17, os bolos decorados eram símbolo do status e do poder financeiro das famílias.

A arte da decoração de bolos, ao longo do tempo, evoluiu e se modernizou, além de demandar cada vez mais conhecimento dos confeiteiros. Estrela das cerimônias, os bolos decorados possuem uma aceitação sem igual dos consumidores.

O mercado está em busca de itens que vão muito além do seu sabor, mas que façam parte de uma experiência sensorial, unindo o paladar e a visão para impressionar os convidados e agradar as crianças. Essa liberdade permite ao Cake Designer a criação de bolos singulares, com combinações exóticas, coberturas impecáveis, arremates elegantes e vários elementos decorativos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Trabalho na confeitaria mais sou iniciante , pra mim seria um sonho realizado poder fazer parte deu trabalho, aprender mesmo com vcs, sou uma admiradora , e super fã de vcs, seria uma honra participar, mais pra mim agora parece impossível , pelas minhas condições, mais nada é impossível para os q crê, e eu creio, mesmo não vendo como , mais eu creio ,q um dia estarei com vcs esse time top incomparável parabéns vcs são + um abraço da sua fã número 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui