Material didático foi elaborado para uma melhor alfabetização das crianças

A capacitação teve início em novembro, e haverá vários outros encontros para o aperfeiçoamento dos professores

Desde novembro os professores de Itambaracá participam de capacitação para a aplicação do ‘Método das Boquinhas’. “A alfabetização na primeira infância faz toda a diferença em toda a aprendizagem. Por essa razão é tão importante investir em cursos de capacitação”, destacou a secretária de Educação de Itambaracá, Valquíria Martins.

Agora, os alunos da rede municipal de Itambaracá receberam o material pedagógico, que ajudará na alfabetização. O material dos professores também já foi entregue.

Material didático foi elaborado para uma melhor alfabetização das crianças

Mas afinal, em que consiste esse procedimento? O ‘Método das Boquinhas’ da doutora Renata Jardini foi desenvolvido inicialmente para reabilitar os distúrbios da leitura e escrita, e, atualmente é usado em salas de aula regulares, além de consultórios, escolas especializadas e APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de todo território nacional. “É um método fonovisuoarticulatório, e em sua proposta utiliza-se além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), as articulatórias (articulema/boquinhas)”, mencionou Valquíria. O desenvolvimento do método foi alicerçado na fonoaudiologia, em parceria com a pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfabetizar qualquer criança e mediar/reabilitar as dificuldades da leitura e escrita.

O ‘Método das Boquinhas’ viabiliza e favorece a alfabetização a partir da conscientização fonoarticulatória, e com esse conhecimento atinge-se seguramente, de maneira rápida e eficaz, a conversão fonema/grafema, viabilizando a compreensão e utilização do sistema de escrita alfabética da Língua Portuguesa. Assim, se torna um método oralista, fônico e articulatório de alfabetização, que além de viabilizar a aquisição da leitura e escrita pela fala, fortalece a correta articulação, propiciando uma mediação pedagógica e preventiva das alterações fonológicas de fala e processamento auditivo, reforçado nas orientações de atuação da Fonoaudiologia na Educação.

Em Itambaracá, o primeiro encontro para a capacitação do método aconteceu dia 19 de novembro, e teve como tema abordado: ‘Capacitação Plena na Implantação do Método das Boquinhas’ pela palestrante Multiplicadora Sueli Pinheiro de Oliveira.

De acordo com a prefeita Mônica Zambon, haverá vários encontros onde os professores da rede municipal poderão conhecer mais sobre esse método e aplicar com os alunos em fase de alfabetização. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui