A responsabilidade e o compromisso dos Professores em apresentar informações e fomentar debates que esclareçam dúvidas sobre doenças que estão assustando a população, fazem parte das ações estratégicas de mobilização da comunidade escolar, no Colégio ECEL. Alunos, Professores, Coordenação e Direção, juntos, estão atuando no esclarecimento, na apresentação de dados, realização de pesquisas e apresentação de trabalhos, além de discussões sobre como combater estes malefícios.
Na última semana, os alunos do Ensino Fundamental II se reuniram, na sala de projeção, para uma aula expositiva e debates sobre a Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O trabalho esteve sob coordenação da Professora de Ciências Professora de Ciências, Thiely Patrícia Fabian dos Santos. Outra iniciativa importante foi coordenada pela Professora Ana Paula, que ministra a disciplina de Biologia. Preocupada com os desencontros de informações sobre o Coronavirus, ela preparou uma aula expositiva e mobilizou os alunos do Ensino Médio, com o foco na ampliação de informações.
Os alunos da Educação Infantil também estão trabalhando a ampliação de conscientização sobre a Dengue, de forma lúdica e atrativa. No Ensino Fundamental I, trabalhos de pesquisas e exposições estão norteando a temática. No 5º ano, por exemplo, a Professora Lilian Campanelli, trouxe a proposta de produção de peças publicitárias. Cada aluno produziu a sua propaganda de utilidade pública, com o objetivo de alertar sobre as doenças.
Para a Diretora Geral, Professora Joelma Almeida, os temas são sensíveis, instigam questionamentos e receios na população, requerendo da escola um papel protagonista no fomento de debates. Ela explicou sobre a responsabilidade social da instituição: “Nossos Professores e Coordenadoras estão atualizados e buscando, dentro de suas respectivas disciplinas e projetos, dialogar com os alunos sobre os temas do cotidiano, promovendo o desenvolvimento crítico, a reflexão, a produção de conteúdos. (Da assessoria).