Projeto oferece, gratuitamente, nove modalidades esportivas para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos

Com pouco mais de um mês de atuação, o projeto de extensão ‘Esporte na UENP para crianças e adolescentes’ já é sucesso. O projeto, que começou em março de 2022, busca desenvolver ações voltadas a prática de atividades físicas, estimulando a mudança de comportamento e o aumento do nível de atividade física. Ao todo, nove modalidades esportivas são oferecidas para os participantes. As aulas são gratuitas.
No projeto, crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, podem participar de atividades esportivas de modalidades individuais e coletivas. As atividades promovidas são: Iniciação Esportiva; Natação; Tênis; Dança; Xadrez; Futsal; Vôlei; Handebol e Basquete. Para a coordenadora do projeto, professora-doutora Flávia Evelin Bandeira Lima, as atividades buscam oferecer para as crianças uma prática esportiva pensando na melhora do desempenho motor delas, que, consequentemente, também influencia no desempenho cognitivo, social e afetivo. “Fazemos uma avaliação das crianças para ver como está o desenvolvimento motor. Essa avaliação é feita mês a mês, durante as aulas, e vamos fazendo o acompanhamento. Mesclamos as atividades de acordo com cada faixa etária e as crianças podem fazer quantas atividades quiserem; a única que tem restrição de quantidade é a natação, por conta da demanda dos professores. Então temos oito alunos por turma”, explicou a professora.

Aproximadamente 300 crianças e adolescentes estão participando das aulas do projeto, que acontecem todos os dias, no contraturno escolar, tanto no período da manhã, das 9h às 11h, quanto à tarde, das 13h30 às 18h50. “Temos uma média de 20 crianças por turma, oferecemos, nos primeiros horários, atividades para os mais novos e conforme vai aumentando o horário, começa as turmas mais velhas”, disse Flávia.
Thiago Amadeu, de 8 anos, é um dos alunos do projeto e participa de quase todas as atividades. Segundo sua mãe, Joice Amadeu Mendes, ele ficou sabendo do projeto na escola e disse que queria fazer. Para ela, o projeto foi uma das melhores coisas para o filho. “Thiago ficou ansioso perguntando quando começariam as aulas. A melhora dele na escola foi extraordinária. Até o mês passado a coordenação motora dele era muito ruim, agora, a concentração e a coordenação dele são outras”, relatou.

De acordo com a professora Flávia, o objetivo do projeto é promover a participação e educação das crianças em relação ao esporte, ampliar o desempenho e repertório motor delas, que influenciam também nas outras áreas. “Nossas atividades são lúdicas e recreativas, não tem o errado, nós mostramos caminhos, conseguimos com que as crianças tenham disciplina e melhorem a resolução do exercício e o desempenho, damos autonomia para elas, o que se reflete na sala de aula”, explicou e reforçou que o esporte tem isso da competição, de jogar contra, de jogar com, de lidar com o outro, de lidar consigo, com os próprios sentimentos. “Ter modalidades individuais e coletivas faz com que tenha atividades diferentes, amplia o repertório motor, melhora o cognitivo, afetivo, social, emocional, de lidar com o sentimento de perder, ganhar e se frustrar”, complementa.
Além da professora coordenadora, o projeto conta ainda com a participação de uma profissional recém-formada, dez acadêmicos bolsistas e quatro voluntários. A participação dos acadêmicos de Educação Física no projeto é considerada fundamental para a própria formação como profissionais, além do enriquecimento curricular. A coordenadora explica que durante as ações, os estudantes aprendem a ministrar e programar aulas que atendam necessidades do coletivo, mas também de cada criança. O projeto possibilita ainda ao acadêmico avaliar o desempenho da criança e mostrar para os pais a importância da atividade física, tudo isso com a supervisão dos professores. (Assessoria)

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