Ecel
Projeto é coordenado pela Professora Mestra Nélvia Ramos

Interdisciplinaridade

Incentivar os alunos a ampliação dos processos informacionais do conteúdo programático, através de constantes práticas pedagógicas diferenciadas, é a meta do Colégio ECEL, em todos os níveis de aprendizado. Isso é possível, graças a professores de alto nível, comprometidos com a mobilização de estratégias dinâmicas de ensino, ao excelente Sistema Positivo de Ensino, ao incentivo e mobilização da coordenação e direção. Nesta última semana um projeto de integração entre as áreas de matemática, física, arte e filosofia, desenvolvido juntamente com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, chamou a atenção pelo nível de pesquisa e resultados. 

Sob a coordenação da Professora Nelvia Ramos (Física e Matemática), e em parceria com os professores Felipe Sandoval (Filosofia) e a Arte (Tiago Dedoné), foram trabalhados temas que estão envoltos aos conteúdos programáticos de cada área, porém, tecendo intersecções nos referenciais, investigando conexões ao longo da história. Os alunos reuniram-se nesta quinta-feira, dia 17, durante aula virtual, para a apresentação dos trabalhos, que foram produzidos em vídeos, em vários formatos estéticos, sendo bastante criativos na estrutura (inclusive interpretando personagens).  

Os professores elogiaram o nível dos trabalhos e parabenizaram os alunos. “Trabalhar a interdisciplinaridade é fundamental, já que esse alinhamento entre as disciplinas permeia a proposta do Enem e da primeira fase da UEL. Foi fantástico ver por exemplo os alunos relacionando o conteúdo de números complexos e imaginário com a teoria do mundo inteligível de Platão e temas da estética”, destacou o Professor Felipe Sandoval, enquanto que o Professor Tiago, evidenciou o processo de pesquisa. “Parabéns pela proposta de interdisciplinaridade e pelos resultados das ações desenvolvidas. No que tange a minha área (Arte), houve plena absorção dos conteúdos, o que prova que permearam pelas pesquisas; além disso , interação e muitas leituras na perspectiva estética”. 

Para a Professora Nélvia, que é Mestre em Matemática, pesquisadora e uma referência em docência na região, esta proposta mostrou a importância das integrações de áreas para ampliação de conhecimentos. Ela agradeceu aos professores convidados pela parceria e destacou o empenho dos alunos nas pesquisas e organização dos trabalhos. “Os vídeos ficaram incríveis. Podemos perceber o seu embasamento teórico na abordagem das disciplinas de História da Arte, Filosofia, Física e Matemática”, enalteceu a Professora.  O Colégio ECEL está há 31 anos construindo educação transformadora; e, há 26 anos, é conveniada ao Sistema Positivo de Ensino – referência no país. (Da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui