Uma gota de sangue

Regiane Romão

A diabetes é um problema mundial e no Brasil afeta 16,8 milhões de adultos (pessoas entre 20 e 79 anos). A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Por essa razão, é muito importante a realização de exames específicos para o controle dessa doença, que infelizmente ainda não tem cura.

A ProntoClin, em Andirá, oferece para a população um exame chamado Hemoglobina Glicada, também conhecida como Hemoglobina Glicosilada ou Hb1Ac, que é um teste de sangue que avalia os níveis de glicose nos últimos três meses. Isso porque a glicose consegue ficar ligada a um dos componentes da hemácia, a hemoglobina, durante todo o ciclo das hemácias, que dura cerca de 120 dias. Assim, o exame de Hemoglobina Glicada é solicitado pelo médico para identificar a diabetes, acompanhar o seu desenvolvimento ou verificar se o tratamento da doença está sendo eficaz, sendo feito por meio da análise de uma pequena amostra de sangue colhida em laboratório.

PARA QUE SERVE A HEMOGLOBINA GLICADA – O exame de Hemoglobina Glicada é feito com o objetivo de avaliar os níveis de glicose nos últimos meses, sendo útil no diagnóstico da diabetes. Ademais, no caso de pessoas que já foram diagnosticadas com diabetes, esse exame é útil para verificar se o tratamento está sendo eficaz ou está sendo feito corretamente, pois caso não esteja, pode ser verificada alteração no resultado.

Além disso, quando o valor de Hemoglobina Glicada é muito superior ao normal considerado pelo laboratório, há maior probabilidade de a pessoa desenvolver complicações relacionadas com a diabetes, como alterações cardíacas, renais ou neuronais, por exemplo. Esse exame é mais indicado do que a glicose em jejum para o diagnóstico inicial da diabetes, isso porque o exame de glicose pode ser influenciado por mudança nos hábitos alimentares recentes, não representando os níveis de açúcar circulantes nos últimos meses. Assim, é possível que antes de realizar o exame de glicose, a pessoa tenha uma alimentação mais saudável e pobre em açúcar, de forma que a glicose em jejum pode estar dentro dos valores normais, o que pode não representar a realidade da pessoa.

Para realizar o diagnóstico de diabetes, é normalmente solicitado o exame de glicose em jejum, hemoglobina glicada e/ou o teste de tolerância à glicose, o TOTG. O exame de Hemoglobina Glicada não necessita de qualquer preparo, no entanto, como é normalmente solicitado juntamente com o exame de glicose em jejum, pode ser preciso realizar jejum de pelo menos 8 horas.

Na ProntoClin esse exame é feito utilizando apenas uma gota de sangue, é totalmente indolor e a coleta é capilar.
Para saber mais sobre exame de Homoglobina Glicada entre em contato pelo whatsapp (43) 9.8401-0136, ou no endereço Rua Goiás, 905, centro, em Andirá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui