Eixos temáticos foram abordados na Conferência Municipal

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Bandeirantes) e a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Bandeirantes realizaram na terça-feira (27), no Salão Frei Rafael Proner, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. A conferência foi aberta pela secretária de Assistência Social, Maria de Fátima Rego de Oliveira, e pela presidente do CMDCA, Ana Lucia de Oliveira Borges, e foi conduzida pela palestrante e assistente social, Eliane Cristina Lopes Brevilheri.

Durante o evento, que reuniu representantes das entidades que trabalham com menores, de órgãos públicos, autoridades municipais e comunidade em geral, debateram o tema ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’. De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria de Fátima Rego de Oliveira, conforme recomendação do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), crianças e adolescente também participaram do encontro. “Por ser conferência livre houve a participação de crianças e adolescentes para discutir políticas públicas, tendo-os como protagonistas, dando voz  a eles como sujeitos de direito e da própria história”, comentou  a secretária municipal. Com a realização da conferência municipal foram apontados os avanços e desafios, e ainda discussão de estratégias que visam ampliar as melhorias na garantia dos direitos e de atendimento a população infanto-juvenil.

Cinco grupos de trabalhos foram formados para debater os eixos temáticos propostos: Eixo I – Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II – Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Eixo III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;  Eixo IV – Participação, Comunicação Social e Protagonista de Crianças e Adolescentes; e Eixo V -Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Ao final dos debates, as propostas foram aprovadas, as quais serão encaminhadas para a X Conferencia Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente. Na ocasião também foi feita a eleição dos delegados para a Conferência Estadual que acontecerá na Cidade de Curitiba em junho de 2019. (Fotos Carlos Almeida).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui