Secretária de Assistência Social e Assuntos da Família, Ana Carolina Biseto

No último dia 12, a população de Bandeirantes participou de eleições para a escolha de representantes para a Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A secretária de Ação Social do Município, Ana Carolina Biseto, explicou a importância dos órgãos para a sociedade, pois são eles responsáveis por formulação e fiscalização das políticas públicas.

“Esses órgãos desempenham um papel decisivo na alocação dos recursos destinados a diversas áreas, desde a assistência social até a proteção dos direitos infantojuvenis”, comentou e ressaltou sobre ampla participação da comunidade bandeirantense na eleição desses conselhos. “Realmente ultrapassou as nossas expectativas”, avaliou e enfatizou a relevância da organização conjunta entre a gestão pública e os conselhos, salientando o chamado à participação democrática dos cidadãos. Quanto ao funcionamento dos referidos órgãos, Ana Carolina explicou que as reuniões ocorrem mensalmente, oportunidades em que a comunidade tem voz ativa na definição das prioridades e na fiscalização dos recursos públicos.

Na ocasião, ela citou sobre o período de declaração do imposto de renda e aproveitou para abordar o direcionamento de doações do encargo devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A secretária, na oportunidade, agradeceu ao jornal Folha do Norte pela presença e exposição das eleições, e ainda à todas as entidades envolvidas no processo eletivo. Ela enfatizou também a importância do trabalho conjunto entre governo e sociedade civil para o avanço das políticas sociais em Bandeirantes.

ENTENDA – O CMAS foi criado por Lei Municipal e faz parte da estrutura do Poder Executivo através da Secretaria de Assistência Social e Assuntos de Família, porém, possui autonomia que garante a participação de organizações sociais e de populares, que norteiam e deliberam as decisões. Com ciclo eletivo de forma bianual, tem caráter permanente e composição paritária, ou seja, seus representantes são divididos igualmente entre governo e sociedade civil.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES – O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) passa a ser composto pelas cinco entidades mais votadas, sendo estes escolhidos na terça-feira (12): Associação Anjo Azul (199), Apae (196), Acauem (196), Colo de Maria (162) e Usina da Cidadania (144). Na suplência ficaram Instituição Vida e Esperança de Bandeirantes (74) e Instituto Humanitário Remindo Vidas (35). A presidência do CMDCA é dividida entre Sociedade Civil e Governo, cada qual preside por um ano.
No CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), os representantes da Classe de Entidades são ACAUEM (129) e APAE (126); na Classe de Usuários Cristina Alves Ramalho (154); e Classe de Trabalhadores do Setor, Marcos Batista da Silva(185) e Valdiane Gomes dos Santos (120).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui