Dica importante

Redação e assessoria

Ao fazer uma parada para um descanso e no dia seguinte girar a chave e nada do motor do caminhão pegar, é uma das situações mais desagradáveis que qualquer motorista pode enfrentar. Pior ainda quando se descobre quando o problema é a bateria. Seja por descarga momentânea ou mesmo fim da vida útil, o ideal é evitar que isso aconteça.

De acordo com a equipe da Rede Única de Bandeirantes, atualmente muitos caminhões estão equipados com alta performance tecnológica, além de dispositivos elétricos e eletrônicos. “É por isso que a bateria é fundamental para manter o funcionamento de todos estes componentes”, explicou o grupo técnico. A fabricação de uma bateria para caminhão envolve alguns componentes químicos, o que envolve 20% de ácido sulfúrico e 80% de água destilada. “Essa água destilada é a também chamada de água de bateria, ou eletrólitos. Estes produtos químicos cobrem as placas da bateria”, esclareceu a equipe da Única de Bandeirantes.

Para o uso correto da água na bateria, a ideal é a destilada, pois a comum contém sais minerais que podem danificar as placas negativa e positiva da bateria. “Quando isso ocorre, as placas podem encostar uma à outra, o que diminui drasticamente o tempo de vida útil da bateria, ou, em alguns casos, danifica a bateria permanentemente”, argumentou a equipe e destacou que há algumas linhas de bateria em que a água de bateria é indispensável, e pode secar depois de alguns dias de uso. “São nestes casos que há necessidade de reposição do líquido com água destilada”, recomentou a Única.

Segundo o grupo técnico da Única de Bandeirantes, dependendo do modelo do veículo e da quantidade de componentes elétricos e eletrônicos, tal manutenção deve ser realizada a cada 15, 30 ou 90 dias. “O ideal é checar o nível da água destilada a cada duas semanas, afim de evitar que a bateria seja danificada permanentemente. Em alguns casos, é possível recarregar a bateria em carga lenta, possibilitando que ela funcione adequadamente”, indicou a equipe da Única.
Se precisou de serviços e atendimento de baterias com os melhores preços e qualidade, a equipe Única de Bandeirantes está à disposição também na região das cidades de Santa Mariana, Panema, Itambaracá, Andirá, Santa Amélia, Abatiá e Ribeirão do Pinhal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui