Você acorda e instantaneamente pensa nos seus problemas? Seu cérebro é como um toca-fitas antigo e empoeirado, que repete as mesmas lembranças sobre pessoas e coisas, o tempo todo.
Se o seu cérebro é um diário do passado, no momento em que o seu dia começa, você já está vivendo no ontem. Cada memória está ligada a uma emoção, e essas emoções são resíduos das experiências passadas. Então, no momento em que você se lembra dos seus problemas, você começa a se sentir para baixo. A tristeza vem e logo em seguida, a dor. Como você pensa e sente, define o seu estado de ser. Esse estado é basicamente a sua personalidade. Se o seu humor está preso no passado a cada manhã, seu passado vai acabar desenhando o seu futuro.
Algo te deixou mal ontem. Você acorda hoje e pensa sobre aquilo, e fica mal hoje novamente. Faça isso por alguns dias e você vai acabar tendo uma péssima semana. E se continuar assim, logo a raiva vai se tornar um padrão. E as pessoas vão começar a achar que você é uma pessoa raivosa.
Seus pensamentos são muito poderosos. Eles desenham o seu futuro. Continue vivendo no passado e você vai acabar vivendo o mesmo tipo de vida, mesmo que seja uma vida que te desagrade. Você acorda, pega seu celular, olha o Instragram, Facebook e Whatsapp. Aí você assiste algumas notícias sentindo que está conectado ao mundo. Depois, segue a sua rotina matinal.
Levanta-se pelo mesmo lado da cama, segue o mesmo ritual de toalete, toma o mesmo café da manhã, vai para o mesmo trabalho, vê as mesmas pessoas e sente as mesmas emoções. Depois, volta para a casa e segue a mesma rotina noturna até o dia seguinte. Essa rotina se torna um programa, como o de um computador, são os hábitos. Pronto: você não dita mais as regras e sim, os seus programas subconscientes. E mais ou menos aos 35 anos, 95% do que nós somos é esse monte de comportamentos memorizados, reações emocionais, hábitos inconscientes e crenças arraigadas.
Pode ser que conscientemente você queira ser saudável, feliz e livre, mas seu corpo acaba seguindo um roteiro diferente, caindo nos velhos hábitos e recriando mais do mesmo, a mesma vida. E como você pode começar a mudar? Você precisa ultrapassar a barreira entre a mente consciente e a subconsciente e uma das formas é através da meditação.
Quando você medita, suas ondas cerebrais ficam mais lentas e assim é possível entrar no sistema operacional do seu cérebro, onde estão os programas que devem ser mudados. A maioria de nós espera ter uma crise para começar a mudar. Não faça isso! A maioria passa 70% da vida no modo sobrevivência, com cenários baseados no passado. Sempre que você pensa sobre algo negativo, seu cérebro e corpo produzem a mesma química, como seu aquilo estivesse acontecendo de novo.
Durante a meditação, você consegue recriar o seu futuro, uma nova vida, novos comportamentos e um novo eu. Imaginar esse novo cenário é um dos passos para criar um novo futuro, se você estiver presente. Seu cérebro não fará distinção entre a imaginação e a realidade. Desta forma, você vai instalar novos programas sobre a sua vida futura. Faça isso constantemente e você vai começar a sentir-se diferente.