Conseg de Bandeirantes tratou sobre preocupante situação da dengue no Município e também conquista do PROERD

Realizada no início da noite desta segunda-feira (09) a reunião mensal do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Bandeirantes. O presidente da entidade, Nelson Santos, conduziu o encontrou que reuniu os membros da diretoria, lideranças da comunidade, autoridades do poder público, representantes de entidades e clubes de serviços.

Durante a reunião, o secretário do Conseg, Roberto Castanho leu a ata passada que foi aprovada pelos presentes e em seguida foi aberta as duas principais pautas de trabalho: o início das atividades do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e a questão da epidemia da dengue no Município. Para explanar sobre o PROERD, a secretária da Educação e Cultura da Prefeitura de Bandeirantes, Valquíria Aparecida Bonacini Martins, explicou que há dez anos que o projeto estava inativo e que desde 2017, o Município junto com o Conseg através do presidente Nelson Santos, e também do Ministério Público, conseguiram que o programa retornasse e novamente fosse implantado nas 11 escolas da cidade e da zona rural. Recentemente, os policiais militares responsáveis pelo PROERD, subtenente Renato e a soldado Alana, apresentaram o funcionamento e as atividades do programa junto às escolas, às crianças e às famílias. “Já temos tudo programado, inclusive datas de formatura das turmas, pois o PROERD atua somente em turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental”, comentou.

Em seguida, a secretária de Saúde, Cristiane Caçador Araújo, se apresentou aos presentes e relatou que foi recém nomeada como secretária Municipal da Saúde e que anteriormente estava na função como diretora da Saúde. Durante a reunião, a secretária destacou os esforços da administração municipal bem como da Secretaria da Saúde para reduzir o problema da epidemia da dengue, e enfatizou a importância da união de esforços de todos os setores da sociedade civil organizada e instituições públicas e privadas para ações em conjuntos no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Tivemos mutirões e outras virão. Nos reunimos com a UENP recentemente para ações em conjunto. Precisamos unir esforços”, disse durante a reunião.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Reinaldo Marqui, também participou da reunião e apresentou os números de casos da dengue em Bandeirantes. Até sexta-feira (06) passada foram 2.854 casos notificados e casos confirmados foram 1.374, sendo 181 descartados. Um novo índice de infestação predial estava sendo levantado no início desta semana, ou seja, número de focos de larvas dentro das casas habitáveis.

Após explanações, foram abertos questionamentos dos participantes aos gestores do setor público de saúde, como também debates sobre possíveis ações a serem realizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui