Durante o encontro, prefeita Mônica Zambon também falou sobre o projeto apresentado ao Governo do Estado em busca de recursos e parcerias para o fomento da Associação de Catadores de Recicláveis

Da redação com assessoria

Evento realizado ontem (07) nas instalações do CMEI Elza Ruiz, em Itambaracá, reuniu representantes de uma associação de catadores de recicláveis que atua na comunidade, a prefeita Mônica Zambon, representantes da prefeitura, do Colégio ECEL de Bandeirantes, e do Rotary Club. O objetivo do encontro foi mobilizar a doação de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) aos trabalhadores que atuam na coleta de recicláveis. A referida contribuição foi feita pelo Rotary, que esteve representado pela rotariana Suely Aparecida Guerra Dias. Na semana anterior à doação, ela e a diretoria do Rotary se reuniram com a prefeita para expor a importância da ação. 

Doação foi feita pelo Rotary Club com a participação dos membros das cidades de Bandeirantes, Abatiá e Itambaracá que montaram kits contendo luvas, óculos de proteção, máscaras, bonés, materiais de divulgação sobre formas de proteção, 13 pessoas

Durante a solenidade, a rotariana Suely enalteceu a importância dos trabalhadores na comunidade, assim como a urgência na promoção de ações de proteção e cuidados. Ela informou que as doações foram frutos de uma campanha organizada entre membros companheiros do Rotary, compreendendo as cidades de Bandeirantes, Abatiá e Itambaracá. Receberam os kits contendo luvas, óculos de proteção, máscaras, bonés, materiais de divulgação sobre formas de proteção, 13 pessoas. “O trabalho de vocês não é simplesmente pegar o lixo. Mas é um trabalho de saúde coletiva. É um trabalho muito importante. Preserva a saúde da comunidade”, disse a professora Suely, representante do Rotary. 

A Prefeita, que abriu o encontro agradecendo a presença de todos, destacou a importância deste ato de parceria e solidariedade. Ela lembrou de que há um planejamento em andamento com a finalidade de regularização institucional da Associação, e de infraestrutura, estabelecendo novas formas de parcerias voltadas à saúde e a economia criativa. Ela informou, inclusive, que esteve em Curitiba cumprindo várias agendas nesta última semana e uma das pautas de debates foi esta.  

Na sequência, Flávio Biancardi, agente Regional de Programas Institucionais do IAT (Instituto Água e Terra), também informou que foi apresentado um projeto junta a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, com o objetivo de buscar a parceria. Durante sua explanação, ele destacou que o secretário, Márcio Nunes, acolheu o projeto que, agora, passará pelos processos documentais . No projeto consta o pedido de viabilização de recursos para a aquisição do barracão, além de equipamentos como prensa, esteira, e demais instrumentos necessários. A informação deixou os trabalhadores da associação bastante contentes. O Colégio ECEL também esteve presente no ato, representado pela Diretora Geral, Professora Joelma Almeida.  A instituição somou-se ao Rotary Club, com doações. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui