Selo de Referência em Atendimento é concedido pelo Sebrae/PR para a rede que presta atendimento aos microempreendedores individuais e microempresas nos municípios

Da microrregião

Recente evento realizado pelo Sebra/PR em Curitiba, premiou dezoito (18) Salas do Empreendedor e dois (2) Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) do Norte Pioneiro com o Selo de Referência em Atendimento. Da microrregião, as Salas do Empreendedor de Bandeirantes e Cambará foram destaques na categoria Ouro; na Prata, Andirá (Ponto de Atendimento) e Santa Amélia (Sala do Empreendedor).

O Selo é uma metodologia de avaliação do Sebrae/PR para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados aos empreendedores locais. Na região, que possui 27 unidades da rede de atendimento aos pequenos negócios, três foram seladas na categoria Bronze, nove na Prata e oito na Ouro. São elas, Categoria Ouro: Bandeirantes, Cambará, Ibaiti (Ponto de Atendimento), Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Siqueira Campos. Categoria Prata: Andirá (Ponto de Atendimento), Carlópolis, Jaboti, Pinhalão, Quatiguá, Santa Amélia, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Tomazina. Categoria Bronze: Congonhinhas, Figueira, Wenceslau Braz.

As Salas do Empreendedor funcionam por meio de parcerias entre prefeituras e o Sebrae/PR e oferecem serviços, capacitações, consultorias e atendimento aos microempreendedores individuais (MEI), microempresas e pessoas que desejam abrir um negócio. Já os Pontos de Atendimento ao Empreendedor são resultado de parceria entre associações e instituições empresariais com o Sebrae/PR e atuam como uma rede de suporte local a microempresas e empresas de pequeno porte, com o objetivo de promover o empreendedorismo em todo o Estado.

Um dos vencedores da categoria Ouro foi o PA de Ibaiti, inaugurado em abril de 2023, na Associação Comercial e Empresarial de Ibaiti (Aceib). A agente do PA, Natália Giovana de Souza, recebeu a premiação em Curitiba com um misto de alegria e surpresa. O primeiro ano de trabalho, segundo ela, foi intenso, com uma programação de diversas atividades, entre workshops, palestras e rodadas de negócios, com bastante adesão das empresas.

“Acredito que fizemos um bom trabalho. Neste ano, empresas fizeram contato conosco querendo saber sobre os temas que vamos oferecer. Fiz tudo da melhor forma possível e tenho a ajuda da diretoria da Aceib, mas não esperava receber o Ouro. É uma responsabilidade que a gente leva, agora, de continuar fazendo um bom trabalho, aprender e melhorar sempre”, afirma Natália.

O funcionário público municipal e agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Siqueira Campos, Khellermann Machado, também reconhecida com o Selo Ouro, desenvolve o trabalho de prestação de serviços e atendimento aos pequenos negócios locais há dois anos na cidade. Segundo ele, muitos empreendedores procuram o atendimento acompanhados de crianças. Diante disso, teve a ideia, no início do ano passado, de criar um ambiente especialmente para elas. “Bolei um cantinho que chamo de ‘Sala do Pequeno Empreendedor’. Depois disso, percebi uma melhora no atendimento, pois os pais conseguem ter mais tranquilidade. Outro diferencial é que apoiamos muitos MEI na participação nas compras públicas e alguns deles cresceram e se tornaram microempresas graças às vendas ao Poder Público”, conta Machado. Ele diz reconhecer que o trabalho que desenvolve na Sala é muito importante para a cidade e a premiação concedida pelo Sebrae/PR o motiva a fazer ainda melhor e serve de parâmetro para comprovar que está no caminho certo.

A consultora do Sebrae/PR, Camila Eduarda dos Santos, diz que o trabalho para elevar o padrão de qualidade do atendimento aos empreendedores do norte pioneiro é feito em toda a rede de atendimento da região. Ela destaca que as Salas e os PA desempenham um papel muito importante para o desenvolvimento da região.

Camila pontua que alguns espaços foram inaugurados recentemente e não houve tempo hábil de participarem da premiação. Mas, a instituição iniciou os encontros focados no planejamento de 2024, pautados na conquista do Selo de Referência, e os principais casos de sucesso serão levados aos agentes para que se inspirem e alcancem melhores resultados.

“O objetivo final é que os clientes, ou seja, os pequenos negócios instalados no norte pioneiro, recebam atendimento, melhorem a gestão das suas empresas e a competitividade no mercado. Tudo isso para fomentar o empreendedorismo e a inovação na região. Neste ano, vamos trabalhar para que mais Salas sejam reconhecidas”, aponta. (Redação com assessoria)

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