A noite da última quinta-feira (16) foi de magia e imaginação com o lançamento da oitava edição da Coleção de Histórias Infantis de Santa Mariana. A solenidade de apresentação das obras aconteceu na Casa da Cultura ‘Diva Vogas dos Santos’ e reuniu autoridades do executivo, legislativo, secretariado municipal, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, professores e direção das escolas da rede municipal e privada. A ocasião foi realizada para premiar os pequenos escritores.

A edição 2018 é composta por oito obras, sendo quatro de alunos do 4º ano e quatro do 5º ano, que foram projetadas e contadas durante o evento. ‘A Menina Que Não Queria Crescer’, de Nathaly Rhumaisa Geronimo Gonçalves (Escola M. Pedro Moreira da Silva); ‘Nem Tudo É O Que Parece’, de João Miguel Chaves (Escola M. Engrácia Zanquetta); ‘Um Bosque Encantado’, de Maria Cecília Domingos Almeida (Colégio Nossa Senhora Medianeira); ‘Uni, o Unicórnio Fabuloso’, de João Augusto Borzan (Escola M. Engrácia Zanquetta); ‘A Polegarzinha Mentirosa’, de Maria Júlia da Silva Buranel (Escola Maranata);  ‘O Sonho de Lili’, de Carolina Dias Batista (Escola M. Pedro Moreira da Silva); ‘Os Bichos’, de Natália Rocha Alencar (Escola M. Engrácia Zanquetta); e ‘Um Livro Especial’, de Victor Hugo Alvim da Silva (Escola M. Carmela Dutra). Além dos autores premiados, os alunos que tiveram suas obras indicadas pelas escolas receberam certificado pela participação no projeto, assim como seus professores.

O projeto Coleção de Histórias Infantis é realizado pela Secretaria de Cultura de Santa Mariana por meio de concurso desenvolvido com os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas da rede pública e privada. Os alunos desenvolvem a histórias e as ilustrações dentro da sala de aula e depois de finalizado cada escola indica um trabalho por turma para julgamento da comissão.

Em 2018 o projeto conta com o apoio cultural do Sicredi para a impressão das obras. “Quando procurei a Secretaria de Cultura para conhecer os projetos desenvolvidos em Santa Mariana, tive acesso a um grande catálogo e, dentre eles, esse projeto tão importante e ao mesmo tempo tão lindo por incentivar as nossas crianças para a leitura e escrita, que logo firmamos a parceira”, declarou a gerente do Sicredi, Leonor Inforzato Gomes.

A Coleção de Histórias Infantis é distribuída para as bibliotecas das escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede pública e privada, com exemplares também disponíveis na biblioteca municipal. (Da redação com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui