O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes está solicitando à população com 18 anos ou mais para que procurem a sala de vacinas e tomem o 2° Reforço (4°Dose) contra Covid-19. Nesta quarta-feira (16) devem procurar a sala de vacinas público com 25 anos ou mais que tenha tomado a 3° Dose até a data de 16 de julho de 2022; pessoas com 18 anos ou mais, devem ir na quinta-feira (17), se receberam a 3° Dose até 17 de julho de 2022; e na sexta-feira (18), aqueles que tomaram a 3° Dose até 18 de julho de 2022.

O atendimento acontece no Posto Central, na Sala de Vacinação, no horário compreendido das 07h45min às 11h30min; e das 13h às 16h.

O público alvo deve ter em mãos a Carteira de Vacinação, contendo o registro anterior da vacina contra o Covid-19, além do CPF, Cartão Municipal do SUS e documento com foto.

Não podem tomar a vacina as pessoas que tiveram Covid-19 ou Influenza, sendo necessário esperar 30 dias para tomar a dose de reforço.

ORIENTAÇÃO – A orientação para que essa dose fosse aplicada foi formalizada na semana passada, dia 09, por meio da Deliberação nº 254/2022 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB). Segundo o documento, a ampliação será realizada enquanto houver disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 nos municípios, e a depender de novos envios de doses por parte do Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou o motivo da mudança. “O Paraná tem disponibilidade de vacinas e a baixa procura por esses imunizantes preocupa, assim como a constante aparição de novas variantes da doença. As prefeituras que ainda não ampliaram poderão fazer um novo chamamento buscando aumentar essa cobertura vacinal e proteger nossa população”, afirmou.

Segundo um levantamento parcial da Sesa, cerca de 500 mil vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e nos municípios. Além disso, aproximadamente 1,5 milhão de imunizantes passaram do prazo de validade e aguardam a formalização de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estabelecido por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde para ampliação da validade.

“O Estado está vigilante para a divulgação desse estudo e a confirmação da segurança da aplicação dessas vacinas, e tão logo isso seja formalizado pelo Ministério da Saúde, daremos encaminhamento também a essas doses da AstraZeneca”, disse Beto Preto.

CRIANÇAS – O primeiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer BioNTech para crianças de seis meses a dois anos (11 meses e 29 dias) chegou na quinta-feira (10). O Ministério da Saúde (MS) adiantou o envio das 53.699 doses que estariam no Estado na sexta-feira (11).

Os imunizantes da Pfizer foram autorizados para este público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e incluídos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) recentemente. A orientação é que a imunização primária dessas crianças seja realizada com três doses. As duas primeiras devem ser administradas com intervalo de quatro semanas e a terceira dose após oito semanas da segunda aplicação.

A Sesa estima que o Estado tenha aproximadamente 377.704 crianças menores de três anos, e que, destas, cerca de 10% possuam comorbidades. Este público com maior risco deverá ser priorizado na vacinação, conforme a orientação da Nota Técnica nº 114/2022 do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS.

Para abranger integralmente todo o público desta faixa etária, a Sesa solicitou ao MS pelo menos 1,4 milhão de doses. Neste primeiro momento, com a nova remessa, o Estado poderá imunizar aproximadamente 17,8 mil crianças – assegurando as três doses necessárias. (Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui