Há um provérbio africano que diz assim: “Quando não há nenhum inimigo dentro de você, inimigos que estão fora, não podem te atingir”.
Quando você não se permite ter dúvidas na sua mente, nenhuma dúvida vinda dos outros vai afetar o seu julgamento. Quando você cria uma mentalidade forte, ninguém será capaz de te atingir com palavras ou com o julgamento deles. Quando você acredita em si mesmo, você não precisa que ninguém acredite em você.
Ninguém vai determinar quem você vai se tornar. Somente você vai ter esse poder. Somente você vai poder decidir se a opinião dos outros vai se tornar realidade ou se você vai criar o seu próprio destino. Claro que isso é o ideal, mas não é bem assim que acontece, nem com as pessoas mais seguras de si.
Então, os maiores desafios e os maiores obstáculos que você e qualquer outro ser humano vão enfrentar, serão suas próprias dúvidas, seus medos e seus pensamentos condicionados, pensamentos nos quais você acredita e que acabaram virando crenças, coisas que você ouviu principalmente na infância.
E se você quer realizar sonhos, você vai precisar lutar por eles, enfrentar os inimigos externos, as pessoas que não acreditam em você, que te colocam para baixo, e principalmente, enfrentar os seus inimigos internos. Às vezes, as pessoas mais próximas são as que menos acreditam em você. Elas até querem o melhor para você, mas a ideia de apoio é te dizer que algumas coisas não podem ser feitas ou não devem ser tentadas. Mas o pior inimigo é você mesmo, o inimigo interno.
Você vai ter que enfrentar um exército na sua própria mente, um exército de dúvidas, medo do fracasso, medo do julgamento, falta de fé, as vozes dentro da sua cabeça dizendo que você não é bom suficientemente, que você não tem valor, que você não consegue, que você não merece ser amado, que você não é capaz, que você já tentou de tudo, que o mundo está contra você, que ninguém acredita em você, e até mesmo que não vale a pena viver. Nenhuma dor pode ser maior do que a que você impõe a si mesmo.
Seus pensamentos podem te causar mais danos do que qualquer pessoa ou coisa poderia causar. Quando você aprende a controlar e dirigir a sua mente, você pode fazer essa voz interna trabalhar a seu favor para criar um futuro promissor, do qual você vai se orgulhar em alcançar. Você consegue isso, não apenas tendo objetivos na vida e sim, objetivos significantes que te estimulem a levantar-se a cada manhã.
Nós conseguimos isso entendendo qual o nosso propósito de vida. Quando você sabe sobre o porquê você se levanta todas as manhãs, você consegue aquietar aquela voz na sua mente, você consegue se sentir suficientemente bom, porque você é! Você precisa se comprometer a trabalhar diariamente em você mesmo. Cortar coisas que não contribuem em nada na sua vida positivamente e substituí-las por coisas que vão te fazer evoluir, se empoderar.
A voz na sua mente só vai trabalhar a seu favor se você trabalhar por isso. Alguns exemplos: parar de reclamar, de fazer fofocas, fazer críticas vazias e trabalhar no autoconhecimento, fazer um exame de consciência sobre onde podemos melhorar como seres humanos. Preenchendo a mente com força e otimismo, viveremos uma vida que ressoe também força e otimismo.