O que é o sucesso para você?
A maioria de nós, relaciona o sucesso à vida profissional, aos ganhos financeiros, prestígio, poder. Mas o nosso conceito de sucesso pode ser muito diferente do conceito de sucesso das outras pessoas.
Um ponto em comum é que, para ter sucesso, independentemente do que seja para cada um de nós, é que tudo depende do modo como lidamos com os fracassos.
Sim, pessoas que chegam onde querem, falham muitas vezes.
O problema maior não é fracassar, é desistir diante do fracasso. E muitos desistem diante do primeiro fracasso. O negativismo acaba tomando conta. E nós já falamos sobre como o pensamento negativo é poderoso. Prova disso é que os nossos fracassos são lembrados muito mais vezes do que as nossas conquistas.
Ninguém gosta de fracassar. Os que vencem também não gostam, mas quem consegue resistir, provavelmente vai resistir a outros fracassos porque a escada que leva ao sucesso, é construída em cima de falhas, seguidas de superações.
Os fracassos não precisam necessariamente ser encarados negativamente. Quanto mais proativos formos, mais rapidamente aprenderemos as lições e poderemos seguir adiante.
Aqui também não estamos falando de sermos otimistas/positivos de maneira sonhadora e ilusória, achando que tudo vai melhorar com a força do pensamento positivo, levando-nos muitas vezes a não enxergar a realidade e a postergar ações efetivas para a solução de problemas.
Estamos falando do pensamento realista. Aliás, a sugestão do tema pensamento realista, foi de um amigo durante uma conversa.
Acredito que o pensamento realista, baseado no que está acontecendo no momento, de maneira concreta, nos ajuda a enxergar a realidade tal como ela é, e a ter atitudes práticas, ações para enfrentar os problemas e solucioná-los de forma efetiva.
É fato que um estado emocional otimista, influencia positivamente o nosso ânimo, vontade e determinação. Mas para conseguir chegar onde queremos, o pensamento realista aliado a uma atitude positiva consciente, nos ajuda a ter passos mais firmes em direção aos nossos objetivos.
O que estamos fazendo? Por que estamos fazendo? Como estamos fazendo? Quais resultados estamos obtendo? Onde devemos melhorar? Onde queremos chegar?
E isso vale não somente para o sucesso profissional, mas aplica-se também e principalmente ao sucesso pessoal (conquistar a pessoa que amamos, nos relacionarmos bem com as pessoas, ser fonte de inspiração para os filhos, ser motivo de orgulho para os pais, ter paz de espírito…).
Isso não é uma fórmula de sucesso, até porque esse conceito é bem subjetivo. São apenas reflexões que nos possibilitam abrir os olhos para perceber se o que estamos fazendo, está alinhado ao que queremos alcançar.
Basta lembrar de uma criança aprendendo a andar. Quantas vezes ela cai até que aprenda a dar passos mais firmes e posteriormente, correr?
Assim somos nós, subindo a nossa “escada” passo a passo, galgando degraus até chegar onde queremos.