Secretaria de Saúde identificou surto da doença na região Sul da cidade

Atividades do Centro Municipal de Educação Infantil Yoricide Miyoshi, Em Bandeirantes, foram suspensas a partir desta quarta-feira, dia 16, devido ao surto de conjuntivite. A suspensão das aulas é por sete dias, com retorno previsto dia 24. A medida visa sensibilizar a comunidade e promover medidas preventivas para conter a disseminação da infecção.

O alerta sobre a doença foi emitido pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Bandeirantes em razão de número significativo de pessoas contagiadas. As localidades afetadas são Huberto Teixeira I e II, Vila São Geraldo, Invernada, Conj. Morumbi, Yara, Maria Bertho Meneghel, Vila São Vicente e Nossa Senhora Aparecida.
“As atividades escolares só retornarão no dia 24 de agosto, depois de passar uma desinfecção severa em todas as salas e mobiliário do prédio” enfatiza a diretora do CEMEI Yoricide Miyoshi, Maria Conceição Alves da Silva Cesco.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS – Os sintomas típicos incluem olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento excessivo, desconforto, ardência e sensação de areia nos olhos. Quem manifesta esses sintomas da doença deve procurar ajuda médica o quanto antes na Unidade de Saúde mais próxima, tomando cuidado, enquanto isso, com a possível proliferação da doença a familiares e amigos mais próximos.
Profissionais de saúde estão sendo mobilizados para atender os casos mais graves e prestar orientações aos pacientes. O tratamento envolve uso de soro fisiológico e colírios, e poderá levar de 5 a 15 dias, dependendo da gravidade da doença.
Nesse período, recomenda-se o afastamento completo das atividades de trabalho. Em suas residências, no entanto, as pessoas devem tomar alguns cuidados para evitar passar adiante a doença.

PREVENÇÃO E CUIDADOS – Para evitar a disseminação da conjuntivite, as autoridades de saúde recomendam que se faça:
– Higienização Regular: lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após tocar nos olhos.
– Evite Contato Direto: evite tocar nos olhos com as mãos sujas e evite compartilhar objetos pessoais, como toalhas.
– Uso de Lentes de Contato: se você usa lentes de contato, siga rigorosamente as instruções de higiene e evite usá-las durante a infecção.
– Evite Ambientes Fechados e Compartilhados: caso esteja com os sintomas da conjuntivite, evite frequentar ambientes fechados e compartilhados, como piscinas, academias e creches.
– Busque Atendimento Médico – caso apresente sintomas de conjuntivite, procure atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui