Durante toda a guerra, os brasileiros aprisionaram mais de 19 mil inimigos

Em 8 de maio de 1945, a vitória dos aliados sobre as tropas do Eixo durante a segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi anunciada pelo primeiro-ministro britânico à época, Winston Churchill, e levou milhares de pessoas às ruas. Esse marco histórico ficou conhecido mundialmente como o ‘Dia da Vitória’.

O Brasil, único país latino-americano que participou diretamente dos conflitos bélicos, teve atuação bastante efetiva, enviou, em 1944, 25.334 mil combatentes por meio da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para solo italiano, a fim de combater o nazifascismo vigente ao lado do exército norte-americano. Desse efetivo, esteve em ações de combate (linha de frente) 15.069, morrendo 443 militares e 2.722 ficaram feridos em guerra.

A FEB foi protagonista de vitórias importantes, tomando regiões dominadas pelos nazistas, como a famosa tomada de Monte Castello (que durou três meses), e batalhas em Massarosa, Camaiore e Monte Prano e Castelnuovo. E foi na Batalha de Montese – em 14 de abril de 1945 – que a atuação da FEB foi considerada essencial para retomada da Itália.

CONTRIBUIÇÃO PARANÁ E SANTA CATARINA – A participação paranaense na FEB foi bastante significativa. Dos 20 estados brasileiros que enviaram militares para a Itália, o estado do Paraná foi o 5° em efetivo, com 1.542 militares e, em seguida, Santa Catarina, 956, ficando atrás de RJ, SP, MG, RS.

Os convocados vieram de diversas cidades do estado e foram enviados para o Rio de Janeiro e incorporados à FEB.

Um dos maiores vultos da FEB foi paranaense de Rio Negro, Sargento Max Wolff Filho

Os paranaenses e catarinenses estiveram presentes em todas as conquistas e combates da FEB

O Paraná teve 26 soldados, 1 cabo e 1 sargento mortos em combate e 5 tenentes, 5 sargentos, 6 cabos e 79 soldados feridos graves em combate.

Além disso, houve a participação feminina na guerra – 8 enfermeiras paranaenses seguiram para o solo europeu em ações de apoio saúde. (Da assessoria e Foto Arquivo Nacional)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui