Se você sempre tem explosões emocionais nos relacionamentos e não consegue controlar as suas emoções, talvez o início deste problema esteja na sua infância.
A maioria das pessoas que teve experiências de negligência emocional quando crianças, fica facilmente irritada e explode por pequenas coisas. Essa energia destrutiva vem de dois aspectos.

Por um lado, a pessoa quando criança não teve suas necessidades emocionais reconhecidas, aceitas ou atendidas pelos pais por muito tempo. A criança aprendeu a esconder seus sentimentos porque inconscientemente acredita que suas emoções não são importantes ou que é errado demonstrá-las. Para sobreviver, ela se torna excessivamente obediente e sensível, como uma forma de autoproteção, para evitar conflito. Quando se torna adulta, ela explode por pequenas coisas porque não consegue mais aguentar. Mesmo situações levemente parecidas com as que ela viveu na infância, tornam-se gatilhos que podem despertar um trauma da infância, levando-a a explodir de raiva ou perder o controle e evitando os pais ou relacionamentos.

Uma vez que suas necessidades emocionais foram negligenciadas por muito tempo, ela transforma estas emoções em auto ataque ou atacando os outros como forma de retaliação.
Ela é incapaz de identificar bem as suas emoções. Um outro aspecto pode ser por padrões emocionais de relacionamentos. Por exemplo: quando você está num relacionamento e tem uma discussão com o seu parceiro e está furiosa, enquanto ele não reage, respondendo apenas friamente ou te culpando por ser emocionalmente instável, isso pode causar um bloqueio que te impede de expressar as suas emoções.

A essência das relações interpessoais é ser visto e ser visto, é um dos aspectos em sentir-se amado. Em um relacionamento, se nós somos capazes de perceber as necessidades emocionais do outro e responder positivamente, a intimidade entre o casal vai se fortalecer e ambos podem se desenvolver melhor, por causa da existência do outro. Por outro lado, se o seu parceiro (a) é indiferente às suas necessidades, isso pode ter um efeito negativo sobre você.

Se você sempre tem colapsos emocionais nos relacionamentos, não se culpe achando que é imaturo (a). Procure se conhecer e identificar traumas por trás das suas emoções. Experiências vividas na infância são determinantes na forma com que você lida com as suas emoções e se relaciona com as pessoas.

Nem tudo que as pessoas falam ou fazem, dizem respeito a você. É forte a probabilidade de que você esteja interpretando o mundo à sua volta a partir dessas experiências traumáticas. É como se você estivesse usando óculos sujos para enxergar o mundo. Então, esteja atento (a).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui