Talvez você já tenha se sentido assim, como um peixe fora d’água, como se não pertencesse mais ao mundo que você estava acostumado, sua família por exemplo. Sua felicidade ou realização não depende da aceitação de outro ser humano de quem você é, isso seria um pensamento ilusório.
Às vezes acontece que os membros da mesma família evoluem em ritmos muito diferentes, de modo que um sentimento de separação pode surgir se um deles evoluir espiritualmente, muito mais rapidamente do que outro. E isso é algo sobre o qual você não pode fazer nada. Você precisa aceitar que as pessoas e seus pontos de vista e julgamentos sobre você, surgem por causa da maneira como foram condicionados pelas suas culturas. Então, isso faz parte do condicionamento mental, não tem nada de muito pessoal nisso. Todos nós fomos condicionados pela nossa cultura e família.

Até certo ponto, quando começa a despertar espiritualmente, você vai além do seu condicionamento cultural. Se você não está despertando espiritualmente, seus comportamentos, seus pontos de vista, suas opiniões, a maneira como você julga as pessoas, a maneira como você julga outras culturas, tudo isso é fruto do condicionamento da sua mente, da cultura e da família nas quais você cresceu. Suas opiniões e pontos de vista não são realmente seus, e sim, produtos do seu condicionamento. Esse é o caso das pessoas à sua volta.
Às vezes quando uma pessoa evolui, o marido ou a esposa por exemplo, pode surgir uma lacuna entre eles. Em alguns casos, eles ainda continuam a viver juntos. Depende de como esse casal vai lidar com essas diferenças. Em outros casos, pode haver uma certa hostilidade, há uma falta de entendimento entre as partes e acabam se separando, para seguir caminhos diferentes.

Quando esse ritmo evolutivo diferente acontece entre pessoas da mesma família, essa separação não é possível, porque o vínculo continua a  existir. Quando você entende que cada um tem o condicionamento que é a base da forma de pensar, sentir e agir, então, você já está no processo de transcender seu condicionamento.
Se os membros da sua família vão despertar ou não, isso não está sob o seu controle. O que você pode fazer é reconhecer que cada um tem a sua limitação e é condicionado em sua forma de responder a tudo.
Achar que, por estar num processo de despertar, você é melhor que o outro que não despertou, é incongruente. São apenas níveis de consciência diferentes. Certamente, o outro sabe coisas que você não sabe. Todos temos o que aprender e o que ensinar. Todos crescemos com essas trocas.

Impor a sua verdade ou o que foi bom para você, aos outros, não é produtivo, principalmente se é dito ao outro que ele está errado. Isso cria uma barreira gigante entre os dois e o outro acaba ficando na defensiva e se fechando. Apenas tenha em mente as limitações que cada um tem e que na essência, todos temos qualidades, virtudes e estamos apenas evoluindo em ritmos diferentes.

Cristie Ochiai

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui