Numa conversa, é fácil perceber quando alguém não está prestando atenção. Por outro lado, pode ser difícil notar como um bom ouvinte age.
Muitos relacionamentos acabam porque as pessoas não se sentem ouvidas. A maioria de nós ouve o que o outro diz, já pensando em qual resposta dar. E nesse meio tempo, ouvimos apenas parte do que o outro está dizendo porque a mente começa a buscar algo para dizer em resposta. Cientistas comportamentais descobriram que ouvir bem é uma das coisas mais importantes para melhorar um relacionamento. Então, o que nós podemos fazer para ser melhores ouvintes?
Em primeiro lugar, interessar-se pelo próximo e fazer com que ele se sinta entendido. Estar atento ao que ele diz com palavras, as emoções que ele expressa, mostrar entendimento e uma intenção positiva em relação a quem fala. E pode-se demonstrar isso não apenas sorrindo e assentindo, mas fazendo perguntas e usando linguagens corporais que indicam que você está entendendo e que quer entender o que está sendo dito.
Um exemplo simples: quando um amigo quer falar sobre algum problema, elimine as distrações que podem atrapalhar a conversa (o celular é uma das coisas que mais atrapalham).
Um estudo mostrou que a presença visível de um celular faz com que as conversas sejam menos íntimas e gratificantes aos envolvidos. Outra coisa óbvia é não interromper quem está falando. Isso não significa que você vai ficar mudo durante a conversa toda, mas falar durante as pausas naturais, para fazer perguntas que beneficiam quem fala, como por exemplo: “O que aconteceu depois? Como você se sentiu?”. Outra forma de mostrar interesse é, de vez em quando, resumir o que foi ouvido, para verificar se você entendeu o que o outro quis dizer. Apenas depois que o orador terminou o raciocínio é que devemos pensar sobre o que foi dito e falar algo. Assim nos mantemos presentes, sem perder o foco.
Se você não ouviu direito ou não entendeu algo, pergunte. Isso mostra o seu comprometimento em entender. E por fim, não tenha medo de ficar em silêncio ou pedir um momento para formular a sua resposta. O orador também terá um tempo para refletir sobre sua fala. Todas essas dicas podem soar como coisas simples, mas somadas, fazem uma grande diferença.
Quando as pessoas se sentem ouvidas, demonstram mais satisfação, confiança e conexão nos relacionamentos, tanto nos pessoais, quanto nos relacionamentos de trabalho. Claro que pode ser bem mais difícil ouvir com atenção, uma pessoa que não gostamos muito, mas mesmo assim, isso pode de fato beneficiar o relacionamento. Lembre-se que nem tudo é sobre nós, nem tudo é pessoal.
Colocar-se no lugar do outro, buscar entender o contexto do qual ele vem, pode ajudar muito a derrubar barreiras ou abismos no relacionamento. A pergunta é: Você está disposto a fazer a sua parte?
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing