A maioria de nós, na virada do ano, pensa sobre as mudanças que gostaríamos que acontecessem nas nossas vidas, conquistar sonhos. E a maioria delas depende de mudanças nos nossos hábitos, atitudes, comportamentos. Mas por que é tão difícil mudar? Em primeiro lugar, precisamos ter clareza de propósito na vida. É isso que vai direcionar as nossas mudanças.

Sêneca, um filósofo disse: “Quando não se sabe para qual porto navegar, nenhum vento é favorável”. Se você não sabe onde quer chegar, nenhum destino vai te trazer satisfação, a sensação de missão cumprida.  É preciso também saber o porquê você quer chegar lá, no que isso vai te tornar uma pessoa melhor, senão, é como se jogar num rio e deixar que ele o leve. Pode ser que você se enrosque num galho, se machuque numa pedra, afunde num poço ou chegue a um lugar que você não goste. Ou pode ser que você nem se reconheça e não goste do seu novo eu. Outra observação a ser feita é: quanto do nosso tempo está sendo usado em coisas inúteis?

Nós costumamos desperdiçar o nosso precioso tempo, não somente fazendo coisas que não nos levam a lugar algum, mas também fazendo coisas que nos afastam do nosso propósito. Por que passar tanto tempo em redes sociais, lendo sobre fofocas, coisas que não agregam valor à nossa vida? E principalmente, fazendo comparações, achando que a nossa vida não é tão interessante quanto à das celebridades ou de outras pessoas. Quando elas nos servem de inspiração para nossas mudanças, tudo bem. Quando elas nos fazem sentir que valemos menos, precisamos ficar atentos. Isso nos faz mal.

Um ponto importante para mudar é também aprender a dizer não para coisas que queremos e que não são boas para nós. Pode ser um relacionamento tóxico, pode ser um trabalho. Esse tipo de situação pode destruir a nossa autoestima, o autovalor e a confiança em nós mesmos. E você vai perceber que mudar pode trazer um certo desconforto. Claro, é tão mais fácil continuar na mesma situação. Mudar requer o uso de uma dose extra de energia.

Assumir as rédeas das nossas vidas, assumir a responsabilidade que nos cabe na mudança, é fundamental. Fazer mais e reclamar menos. Não devemos delegar o que nos compete.  Por outro lado, não precisamos sofrer por coisas que não estão sob o nosso controle. Isso também é um desperdício de tempo.

Precisamos sempre nos perguntar se o que estamos fazendo no momento, seja no âmbito pessoal ou profissional, vai nos ajudar a conquistar o que desejamos.  Isso vai ser a bússola que vai nos nortear pelos caminhos que vamos escolher, principalmente para mudar o que queremos. Para que as mudanças ocorram, precisamos ser protagonistas da nossa própria história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui