Muitas pessoas estão sofrendo em relacionamentos com narcisistas (narcisismo é um transtorno de personalidade, uma disfunção na autopercepção) e nem sabem disso. Ou talvez desconfiem pelo sofrimento que esse relacionamento traz. E esse relacionamento pode ser amoroso, de amizade, profissional ou familiar.

Há alguns sinais que esse relacionamento tóxico mostra. Esse relacionamento não é gentil, carinhoso ou saudável. Geralmente é confuso e a pessoa tóxica te faz sentir-se culpado, responsabilizando-o sobre coisas que você não tem culpa. Se alguém te machuca e não é capaz de se desculpar, não sentem remorso e o comportamento se repetirá.
O comportamento de um narcisista é imaturo. Ele acredita que merece um tratamento diferenciado, especial e pode ser desagradável e punitivo com quem não dá o que ele acha que merece receber. E ameaça te abandonar caso você não faça o que ele quer. E o pior é que de repente você pode se pegar fazendo coisas desconfortáveis e fora do seu sistema de valores para agradá-lo.

Se você estiver em um relacionamento abusivo com um narcisista, pode ser que você se perceba com raiva, descontrolado, se comportando de uma forma totalmente diferente de quando está com outras pessoas porque seus limites estão sendo ultrapassados. O narcisista pode despertar o que há de pior em você. Perceba como você se sente nesta relação e se a sua saúde está piorando.

Quando você confronta um narcisista, ele geralmente acha que as suas acusações são infundadas e desleais e tenta manipula-lo acusando-o de coisas que estão nele (falta de integridade, amor e cuidado com as pessoas, mentiras, infidelidade). E isso causa um desgaste enorme porque a tendência é tentarmos nos defender, provando o contrário.
Pessoas que não sabem respeitar seus limites, não sabem dizer não, são presas fáceis dos narcisistas. E caso você tente dar limites, o narcisista vai critica-lo, rejeita-lo, puni-lo ou ameaçar abandona-lo. Por exemplo: caso você não faça algo do jeito que ele quer e espera, ele pode ignorar suas ligações, suas mensagens e depois falar com você como se nada tivesse acontecido.

Esses são apenas alguns sinais que servem de alerta para que você perceba se está em um relacionamento abusivo com um narcisista. Caso desconfie que sim, procure ajuda profissional. Nenhum relacionamento vale o custo da sua integridade física, mental e emocional.

Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui