Quando encontramos alguém pela primeira vez, fazemos uma leitura dessa pessoa em menos de meio segundo. Ela nos causa uma impressão que podemos gostar ou não. É a linguagem corporal que a apresenta muito antes das primeiras palavras ditas. E existem alguns comportamentos que podemos ficar atentos para que essa primeira impressão não seja prejudicada.
Aperto de mão – Existe uma pressão adequada ao cumprimentar alguém com o aperto de mão. Cuidado com os extremos: mão frouxa ou mão firme demais ou ficar segurando a mão da outra pessoa por muito tempo.
Espaço – respeite o espaço da outra pessoa, especialmente se é a primeira vez que a encontra. Não fique muito próximo e nem toque o corpo dela. Muitas pessoas ficam extremamente desconfortáveis ao serem tocadas. E depende muito da origem cultural de quem você está cumprimentando.
Roer unhas – não fique roendo as unhas. Por mais que isso te traga um certo conforto numa em que você está nervoso (uma entrevista, por exemplo), evite a todo custo.
Balançar as pernas e os pés e movimentar demais as mãos – isso passa uma mensagem de descontrole, ansiedade, nervosismo e falta de confiança. Respire fundo e lentamente e relaxe o corpo.
Ao sentar-se – num ambiente de trabalho ou mais formal, evite se espalhar na cadeira como se estivesse no sofá da sua casa. E obviamente, colocar os pés sobre a mesa. E num avião ou ônibus, é terminantemente proibido colocar os pés sobre o encosto da poltrona da frente.
Se eu estou falando sobre isso é porque acontece, ainda que pareça um absurdo.
Interrupção – Não interrompa a outra pessoa enquanto ela estiver falando. Ouça o que ela está falando e só depois que ela tiver concluído, fale algo. E enquanto estiver ouvindo, preste atenção. Não fique imaginando a resposta que vai dar ao que ela está falando. Apenas quando ela terminar, pense no que vai falar.
Asseio – roupas limpas, banho tomado, dentes escovados são o básico do básico. Perfume é bom, mas não exagere. Há pessoas que ficam muito incomodadas com o excesso, principalmente em ambientes fechados.
Distrações – cuidado com o uso do celular enquanto outra pessoa está conversando com você. E ficar olhando para os lados, sem prestar atenção ao que a pessoa está falando é deselegante.
Tom de voz – cuidado com o volume da sua voz. Não fale alto demais e nem seja expressivo demais ao falar, fazendo caretas e gestos que mostram agressividade.
E para finalizar, se você quer passar uma boa impressão, evite olhar para a outra pessoa como se estivesse escaneando o corpo dela. Olhe no rosto. A menos que você queira passar uma mensagem de desejo, evite olhar na boca ou morder os próprios lábios.
Use as dicas com sabedoria, principalmente a última, dependendo do contexto (risos).