O pensamento negativo é uma arma perigosa que muitos de nós carregamos diariamente.
E vocês sabiam que quando falamos algo em voz alta, isso é dez vezes mais poderoso do que somente pensar?
Imaginem então, quando dizemos coisas negativas sobre nós, sobre as pessoas, sobre as situações…
“Odeio esse trabalho! Você não faz nada certo! Meu filho só dá trabalho! Comigo tudo dá sempre errado!”
E os estudos comprovam que a negatividade é poderosa porque o nosso cérebro tem uma tendência à negatividade, chamado de viés da negatividade, segundo o neurocientista Pedro Calabrez.
Há pessoas que gostam de alimentar sentimentos negativos por diversos motivos. Por mais que não queiram admitir, muitas pessoas usam essa negatividade para chamar a atenção dos outros, estão sempre falando sobre doenças, sobre como são coitadinhas e injustiçadas, sobre tragédias, fofocas. O que não percebem é que irradiando negatividade, acabam afastando as pessoas. E isso pode adoecer também.
Mas o pior de tudo, é guardar mágoas, rancores. Além da lembrança de um fato negativo que nos aconteceu, ficamos remoendo, mastigando a situação, nos envenenando com aquilo.
Vocês conseguem imaginar o rosto de uma pessoa assim, com a testa franzida, a mandíbula tensa? Todo mundo se afasta.
Todas essas atitudes negativas são lixos tóxicos emocionais que nos envenenam.
Mas é possível mudar isso?
Sim, é possível. Não é fácil, mas há algumas coisas que podemos fazer para reverter esse quadro.
Uma das primeiras coisas que podemos fazer é prestar atenção ao que está acontecendo e analisar se temos algum controle sobre a situação ou não. Se tivermos algum controle, é sinal que podemos provocar alguma mudança. Caso contrário, não adianta ficar estressado, mal-humorado, xingar. Isso só vai desencadear uma série de situações negativas.
Um bom exemplo é o de um amigo que, por estar estressado no trânsito, quando levou uma “fechada” de um motorista, mostrou o dedo do meio. Depois que ele foi perceber que o tal motorista era o seu chefe no trabalho. Imaginem o trabalho que deu para consertar a situação…
Então o mais sensato seria respirar, e pensar: Posso fazer algo para mudar isso?
Uma outra dica, é prestar atenção às coisas nas nossas vidas, pelas quais podemos ser gratos. Coisas simples como: ter uma família, ter amigos, ter um trabalho, poder andar, falar, enxergar, poder ajudar as pessoas. São tantas coisas que não prestamos atenção, mas que poderiam nos encher de gratidão. Podemos inclusive ter um “caderninho da gratidão” onde vamos escrever sobre tudo que nos torna gratos. E quanto mais gratos formos, menos vamos reclamar, menos negativos seremos, porque é muito difícil ser uma pessoa grata e negativa ao mesmo tempo.
E como já sabemos, fazer atividade física muda totalmente o nosso humor. Qualquer atividade física que seja, vale. Escolha o que você gosta de fazer. Pode ser dançar, caminhar, praticar algum esporte, academia. Há sempre algo que pode dar prazer, além de ajudar a melhorar o nosso condicionamento físico e nos tornar mais bem-humorados e positivos.
E vou terminar dando uma dica de um Floral de Bach que nos ajuda a transformar a negatividade em positividade – o Willow.
Como eu disse em outra publicação, os Florais de Bach são naturais, não tem contraindicações, não causam dependência e são poderosos aliados ao nosso bem-estar.