Quando você chega a algum lugar as pessoas fazem uma leitura de você numa fração de segundos. E essa leitura vai dizer a elas se elas devem se aproximar de você ou se devem se manter afastadas, se você é uma pessoa amigável ou se representa uma ameaça. E 55% do que sentimos em relação a alguém que vemos pela primeira vez, é baseado no que vemos. 1/3 é pelo tom de voz e somente 7% é sobre o que a pessoa diz.
E nós fomos programados para sermos indiferentes à maioria das pessoas.
Imaginem, se no mundo há em torno de 7,8 bilhões de pessoas, e se ao andar pela rua, todas nos chamarem a atenção de alguma forma? Provavelmente ficaríamos loucos em poucas horas.
É por esta razão que prestamos mais atenção às pessoas que se encaixam na nossa categoria de “amigáveis”, pessoas que são da nossa “tribo”.
Então, se nós queremos nos mostrar amigáveis, há sinais que enviamos às pessoas para que elas nos encaixem dessa forma.
O primeiro sinal é o sorriso espontâneo, aquele em que as extremidades dos lábios sobem, os olhos se estreitam e surgem pequenas rugas no canto dos olhos. E o sorriso é universal. Em qualquer lugar do mundo, ele transmite a mesma mensagem positiva.
E alguém consegue ficar indiferente a um sorriso? Dificilmente. =)
Outro sinal é a elevação rápida das sobrancelhas. Isso mostra familiaridade com as pessoas.
Já repararam quando encontram alguém e o cumprimentam de longe? Elevamos as sobrancelhas. ^^
Outro sinal universal é mostrar as palmas das mãos. Isso mostra que não temos armas nas mãos, nada ameaçador, assim como manter os braços relaxados, descruzados é um sinal amigável. Reparem quando conversarem com alguém. A pessoa com os braços cruzados mostra que quer manter uma certa distância ou por não estar à vontade, ou por outros motivos. E nada de ficar gesticulando muito, invadindo o espaço da outra pessoa. A distância ideal é aquela em que você consegue ver os pés e as mãos da pessoa.
E por que é importante que algumas vezes as pessoas prestem atenção a nós?
Porque queremos ter alguma tipo de relacionamento com essas pessoas, porque temos ideias brilhantes para mostrar a elas ou elas as tem para nos mostrar. E se nós fomos programados para sermos indiferentes à maioria das pessoas, vale a pena prestar atenção aos sinais que estamos enviando e se eles nos são favoráveis. Caso contrário, perderemos grandes oportunidades na vida.