Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso. Linguagem não-verbal é tudo o que comunica, mas não é algo dito, uma palavra ou frase. O local onde você se encontra neste momento, comunica algo.
Se você está na sala da sua casa, sentado no sofá, olhe ao redor. O que a sua sala está comunicando? Conforto, receptividade, organização. Ela provavelmente reflete como você se sente. Se você mora com outras pessoas, ela pode ser o reflexo destas pessoas.
Como você está sentado, comunica algo. Tudo que está atrelado a você, roupas, bolsa, carro, também comunica.

Como você olha para os outros comunica. Durante todo o dia nos estamos nos comunicando de forma não-verbal. Se você é professor e está dando aula, você capta a linguagem corporal dos seus alunos e consegue ter uma ideia se eles estão achando o assunto interessante ou não. Falo isso de modo geral, sem considerar algumas particularidades como, aula na segunda-feira de manhã ou na véspera de um feriado.
Da mesma forma, seus alunos estão acessando informações sobre você e avaliando, que não tem a ver com as palavras sendo ditas. Quando você se encontra com pessoas e as cumprimenta com um aperto de mão, mesmo que não saiba, faz uma leitura sobre a pessoa só pelo modo como ela segura a sua mão. Mão firme, mão frouxa comunicam como a pessoa sente sobre si mesma.  Olhos nos olhos, desvio de olhar, idem.

Imagine que você quer vender algo a alguém, seja um produto ou um serviço. Dependendo do que você está vendendo e da sua área, você precisa pensar bem no modo como vai se vestir, o código de vestimenta (dress code).
Se você é um agrônomo e vai visitar seu cliente para vender um defensivo agrícola, não vai se vestir com calça, camisa e sapato social. É calça jeans e botina, caso contrário, provavelmente o produtor vai achar que você não é do meio e só sabe teoria (se é que sabe!), sem conhecer a prática, e não vai te dar o menor crédito. Isso tudo pode parecer bobagem, mas não é.

Observe se as pessoas te dão atenção e ouvem o que você fala. Isso pode ser um indício do que você está comunicando além das palavras, sua expressão facial, os gestos com as mãos, sua respiração, seus movimentos.
Podemos treinar e melhorar nossa comunicação para que ela nos ajude a ter relacionamentos pessoais e profissionais mais assertivos.

Cristie Ochiai

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui