Parece que poucas pessoas se sentem responsáveis pelas próprias vidas.
Elas não governam as próprias vidas. Elas permitem que a vida as controle.
Os problemas são atribuídos aos outros e à tudo, mas nunca a elas mesmas. E o mais importante, elas nunca se responsabilizam por como se sentem.
A vida acontece para você ou por você? A resposta que você dá à essa pergunta vai moldar a sua vida. Você acredita que as coisas acontecem por uma razão que pode te beneficiar de algum modo? Ou você acredita que a vida é difícil e que você está à mercê da sorte?
E se aquela experiência dolorosa tiver sido enviada para te beneficiar, te fazer mais forte, te trazer sabedoria, para te tornar uma pessoa melhor? E se aquele desafio fosse para te fortalecer? E se aquela pessoa difícil tivesse sido enviada para te ensinar algo? Compaixão, paciência ou te fazer lembrar como não tratar as pessoas… E se aquela perda tivesse sido enviada para te fazer apreciar mais a vida? O modo como nos sentimos sobre a nossa vida, é a nossa vida.
Cada pessoa decide como vai viver a vida porque nós decidimos qual significado vamos dar a cada momento das nossas vidas. Nós não decidimos o que vai acontecer, mas decidimos o que vamos fazer com o que vai nos acontecer, como vamos reagir a cada circunstância.
A realidade é apenas o que nós percebemos dela, como a percebemos. Pense nisso…
A realidade em si não existe. Há apenas a sua versão dela.
Se você pensar sobre qualquer coisa ou acontecimento, sua versão dela ou sua opinião será completamente diferente da opinião de muitas outras pessoas. Duas pessoas podem presenciar o mesmo acontecimento, ver as mesmas coisas, falar com as mesmas pessoas e ter pensamentos completamente diferentes sobre ele.
Como assim? Foi o mesmo acontecimento. Depende da interpretação. O significado que ambas as pessoas dão ao evento pode ser diferente. E esse significado é baseado nas nossas experiências de vida, nos condicionamentos, de como absorvemos as opiniões dos outros e formamos as nossas próprias. Mas nós decidimos sobre o significado que vamos dar a tudo.
“Algumas pessoas dançam na chuva, algumas apenas se molham”… E isso vale para tudo na vida.
Algumas pessoas vivem arduamente como se estivessem numa batalha diária. Outras vivem a vida, apreciam as pequenas coisas, o que faz muita diferença na vida delas. Mas não se preocupe com o que as outras pessoas fazem. O que você faz? Você aprecia tudo que a sua vida tem de bom? Você procura por coisas boas em cada dia? Você espera que coisas maravilhosas aconteçam todos os dias? Você sente compaixão quando alguém age de uma forma que não está nos seus padrões? Você acredita que cada momento difícil na sua vida acontece para te fortalecer e fazer a sua vida melhorar?
Cada significado que você dá para tudo na sua vida, faz a sua vida.
Escolha significados que te fortaleçam, porque quanto melhores os significados, melhor será a sua vida. Quanto mais fortes seus significados, mais forte a sua vida.
Há pessoas que tiveram uma infância difícil, com ausência dos pais ou violência, que passaram fome e apesar de tudo isso, tomaram a decisão de que essas experiências serviriam de alicerce para a construção de uma vida diferente. Há outras com históricos mais favorecidos que ao menor sinal de dificuldades na vida adulta, reclamam e ficam estagnadas responsabilizando Deus e o mundo pela ‘má sorte’.
Há pessoas que acham uma dificuldade para cada solução. E há as que acham uma solução para cada dificuldade. São as nossas decisões e não as nossas condições que controlam as nossas vidas e os nossos destinos.
Quais é o significado que você está dando para a sua vida?