Projeto teve início em julho de 2021

O município distribuiu 25 mil mudas da fruta para os pequenos produtores

Regiane Romão

O município de Itambaracá recebeu 25 mil mudas de abacaxi para poder dar início ao projeto de fruticultura. Esse projeto tem como objetivo tornar as pequenas propriedades mais rentáveis. Seis pequenos produtores estão sendo beneficiados com esse projeto.

Da esquerda para a direita, Luis Gustavo Frabris (IDR), Marcus Andrade vice-prefeito, Mônica Cristina Zambon Holzmann prefeita, João Medeiros de Oliveira secretário de Agricultura

Para conseguir as mudas a prefeita Mônica Zambon e o secretário de Agricultura, João Medeiros de Oliveira, fizeram uma parceria com a IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná/Iapar/Emater).

O protejo teve início em julho desse ano e já beneficiou seis pequenos produtores. Os donos das propriedades tiveram apoio da prefeitura e do IDR desde o preparo dos canteiros, plantio e destinação.

A escolha da fruta foi feita através de um estudo realizado em Cambará, que também investiu no plantio de abacaxi e houve boa aceitação. De acordo com o secretário de Agricultura, João Medeiros de Oliveira, a fruta é de fácil aceitação na região, e como o plantio foi bem-sucedido em Cambará eles resolveram investir na fruta em Itambaracá.

Já o produto final será encaminhado a um parceiro de beneficiamento de frutas da região e também ao mercado consumidor final. O secretário Agricultura Joao Medeiros de Oliveira, ressalta que esta é a primeira fase deste projeto, e que já está em andamento a segunda ação voltada ao plantio da cultura do maracujá.

“O objetivo desta ação e trazer a oportunidade de fazer com que o pequeno produtor tenha condições de gerar recurso dentro das áreas rurais fortalecendo e incentivando a diversificação e evitando o êxodo rural”, explicou a prefeita Mônica Cristina Zambon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui