Quando estamos perto de pessoas, vivendo com elas ou nos relacionando buscamos em ser ou sentirmos felizes, contentes, alegres. Entretanto, quando não estão perto de nós ou nos deixam, ou quando nós as deixamos, geralmente nos sentimos deprimidos, tristes, solitários, como se ninguém se importasse conosco. Esse é o sentimento de solidão.
Você talvez já tenha experimentado esse sentimento algumas vezes. Talvez esteja sentindo isso neste exato momento. Parece um vazio no peito.

Se analisarmos esse sentimento de solidão, sob essa perspectiva, podemos concluir que nos tornamos felizes por causa das pessoas ao nosso redor, por causa da reação delas, do comportamento e da atenção que elas nos dedicam. Essas são as razões pelas quais ficamos felizes. Significa que demos a chave da nossa felicidade nas mãos de outras pessoas. E quando elas saem das nossas vidas, independentemente do motivo, nós ficamos infelizes, tristes, deprimidos, nos sentimos abandonados. E essas situações vão acontecer várias vezes em nossas vidas. Como lidar com isso? Aí que entra a solitude.

O que isso quer dizer? Vamos comparar a solidão com a solitude.
Na solidão, quando está sozinho, você pensa que alguém virá para a sua vida e te fazer feliz. Isso significa que há dependência tua em outras pessoas para ser feliz. Mas na solitude, você busca a felicidade dentro de si mesmo e quando a encontra não é preciso depender de outra pessoa. Você pode estar sozinho e feliz. Não precisa de fontes externas para comandar o estado interno.

Agora, se você depende de outras pessoas para ser feliz e essas pessoas não te dão a atenção que espera, vais se sentir totalmente solitário, mesmo rodeado de pessoas. Estar sozinho não precisa significar algo negativo, que traz tristeza. É preciso olhar para esse momento sozinho como algo benéfico para si, positivo. Então, como podemos dar um novo significado para a solidão e transformá-la em solitude?

Pensar que está sozinho, há mais tempo para  si, há mais liberdade para ser você mesmo. Pode pensar e refletir sobre o que gostaria para a sua vida, praticar meditações, ouvir músicas que gosta, cuidar da saúde, fazer o que realmente dá prazer. O tempo sozinho pode ser muito bom e quando o usa para fazer coisas boas para si, torna-se mais positivo e feliz, sem depender de outras pessoas para isso.

Se você está se sentindo sozinho na vida, use esse tempo para criar uma vida melhor para si, começando com algo simples como, assistir um filme, estar em contato com a natureza, ler, dançar, fazer uma comida de sua preferência, aprender algo novo. Esse tempo para você, pode ser prazeroso. Depende somente de olhar para a situação de forma diferente e saber aproveita-la para criar o bem-estar.

Experimente praticar. Sim. É preciso praticar. São necessárias ações para que o estado interno mude de solidão para solitude. E vale muito a pena.

Cristie Ochiai

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui