“Assim como uma rocha que não é abalada pela tempestade, os sábios são inabaláveis pelo elogio e pela culpa”.
Não importa o quão rapidamente o vento sopre, a rocha não se abala. Assim como a rocha, pessoas sábias não são afetadas pelo elogio e pela culpa. Isso é ter uma mentalidade forte. E como fazer para construir uma mentalidade forte?
A vida é como um oceano. Às vezes o oceano é calmo, quieto e pacífico e ele é tempestuoso. Nós passamos por altos e baixos na vida. E existem oito condições mundanas que enfrentamos: elogio e culpa, ganho e perda, fama e desgraça, prazer e dor. Para aceitar esses altos e baixos na vida, sempre que as pessoas fizerem críticas a você, o culparem, sempre que você passar por momentos difíceis em sua vida, preste atenção à sua mente, às suas emoções e sentimentos. Se você prestar atenção a eles, você vai poder ter mais controle sobre si e ficar mais estável, sem reagir impensadamente. Você vai poder manter um bom equilíbrio emocional na medida em que estiver focado no que está acontecendo no presente momento, consciente de tudo que está acontecendo. Lembre-se que nem sempre você vai receber das pessoas, palavras doces, opiniões parecidas com as suas, experiências agradáveis. E isso nem sempre tem a ver com você. Às vezes tem mais a ver com a pessoa que está se dirigindo a você.
A vida, às vezes, vai proporcionar momentos desagradáveis, vai te dar “limões”. Você pode manter uma mentalidade estável pela prática da atenção plena no agora. Outra dica é praticar a resiliência, que é a capacidade de se levantar e se recuperar quando levar um tombo na vida, quando as coisas não saírem do jeito que você tinha imaginado. E para isso é preciso saber o que está sob o seu controle e o que não está. Por exemplo: se alguém te criticar, a atitude e as palavras dela não estão sob o seu controle. Mas a sua reação está sob o seu controle. Você pode se perguntar: “Eu preciso ficar com raiva disso, eu devo aceitar essa negatividade, há algum fundamento no que está sendo dito, o que eu posso aprender com isso”? Todos esses questionamentos vão te ajudar a refletir e a ganhar tempo, sem que você reaja impulsivamente. Ter uma mentalidade forte não significa nunca cair ou se sentir magoado. É conseguir se levantar o mais rapidamente possível diante de uma situação adversa.
Coisas que não estão sob o seu controle não devem povoar os seus pensamentos porque você não pode muda-las. Você só pode mudar coisas que estão sob o seu controle. Você pode cultivar uma mentalidade de procurar soluções para as situações, em vez de reclamar que as coisas não deram certo. Tudo o que nos acontece é impermanente, não duram para sempre. Olhe para a situação como se estivesse acontecendo com o seu melhor amigo e busque uma solução.
E para finalizar, para desenvolver uma mentalidade forte, você precisa praticar diariamente uma mentalidade de amor próprio e autocompaixão. Se você tem amor próprio, você provavelmente não vai tomar a negatividade das pessoas para si. Entenda que a forma como as pessoas agem, vem da mentalidade delas, que é diferente da sua. Não tome como pessoal, porque nem sempre é. Não importa o que aconteça, escolha olhar tudo à sua volta com mais amorosidade. Isso pode fazer muita diferença na sua vida e na sua saúde.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing