Se você pegar uma semente saudável e coloca-la num solo infértil, o que você acha que vai acontecer com ela? Lentamente ela vai começar a morrer e não vai se desenvolver. O problema não está na semente e sim, no meio ambiente que é o solo. O mesmo acontece com a nossa vida.
Embora sejamos boas pessoas com boas qualidades dentro de nós, o ambiente ou as pessoas ao nosso redor podem nos afetar, tanto suprimindo nossas qualidades quanto afetando nossos valores internos. Existem diversos estudos que comprovam que em grupo, nós nos comportamos de forma bem diferente do que quando estamos sozinhos. Nós muitas vezes perdemos o freio social, desrespeitamos regras de conduta e nos prejudicamos. E a influência do ambiente é tão importante que, foi feito um outro estudo comprovando a influência do ambiente, onde mulheres que tiveram câncer no seio, tiveram filhas adotivas que também desenvolveram a doença. Isso prova que a genética não tem um peso tão importante no desenvolvimento de uma doença. A pessoa pode até ter uma propensão genética, mas o que vai pesar mais é o ambiente na qual essa pessoa vive: pessoas com as quais convive, comportamentos aprendidos, estresse, etc. O ambiente “doente” nos adoece. As pessoas com as quais nos relacionamos tem relação direta com a qualidade de vida que vamos ter e consequentemente, com o nosso futuro.

Qual o tipo de influência que os seus amigos têm sobre você? Para quais caminhos eles estão te levando? Você já parou para pensar nisso? Você já pensou se isso está alinhado com o futuro que você quer ter em termos de qualidade de vida, sucesso profissional e saúde física, mental e emocional?

Pode ser que agora você não perceba muito bem as consequências da influência que as pessoas podem ter sobre a sua vida, mas pense um pouco adiante. Será que essas pessoas estão contribuindo para como eu quero estar no futuro? Se a resposta for negativa, quanto antes isso mudar, menos tempo e energia você vai desperdiçar.
Se essas pessoas te impelem a ser uma pessoa melhor, cultivar valores internos como amor, respeito, paciência, desenvolvimento pessoal, elas devem ser mantidas por perto. Elas muitas vezes até puxam a sua orelha quando preciso.  Ter bons amigos é uma benção para a sua vida, pessoas que tem qualidades que você ainda precisa desenvolver, principalmente. Eles podem nos servir como exemplos a serem modelados.
Lembre-se que uma laranja podre pode apodrecer todas as outras que estão ao redor. Assim somos nós, mais influenciáveis do que gostaríamos. Então, olhe ao seu redor, observe e reflita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui