Gostaria de começar a nossa conversa hoje fazendo algumas perguntas.

Você está tendo um dia bom? Antes de responder, tome três respirações profundas. Sinta antes de responder.

Segunda pergunta: Por que? Se você está tendo um dia bom, por que você está tendo um dia bom? Se você está tendo um dia ruim, por que você está tendo um dia ruim?

Última pergunta: Amanhã, você gostaria de ter um dia bom ou ruim? Esta é a pergunta mais fácil de responder, não é? Nós sabemos a resposta.
Nós queremos ter um dia bom todos os dias. Todos nós desejamos dias felizes todos os dias. Nós temos um dia bom quando estamos felizes e nós queremos ser felizes todos os dias.

Mas ter dias felizes depende de como nós respondemos à segunda pergunta: Por que?

Por que estou tendo um dia bom? Por que estou tendo um dia ruim? Na maior parte do tempo a nossa mente é como um balão solto ao vento, indo para lá e para cá, dependendo do vento, das circunstâncias externas. Você conhece essa sensação?

Quando as coisas estão indo bem, dando certo, do jeito que queremos, nós nos sentimos felizes. Mas se algo dá errado, se as coisas não saem como queremos, então a felicidade desaparece. Não é assim que acontece conosco o tempo todo?

Se os motivos pelos quais temos um dia bom ou ruim, forem uma lista de condições externas, nós não teremos a felicidade estável que todos queremos. Isso significa que estamos colocando a nossa felicidade nas mãos de outra pessoas ou situações sobre as quais não temos controle. Faz sentido?

Então, se nós queremos ser mais felizes, há duas coisas que precisamos fazer. A primeira coisa é parar deixar a nossa felicidade à mercê das pessoas e das circunstâncias, das coisas que acontecem externamente. Precisamos parar de culpar os outros pela nossa infelicidade. Isso é muito chato e improdutivo. Além disso, achar que as pessoas ou as circunstâncias são responsáveis pela nossa felicidade, é ilusório.

A segunda coisa a fazer é cultivar a paz e a felicidade dentro de nós. A felicidade e a infelicidade são estados de espírito e as causam não podem ser encontradas em coisas externas. Se mantivermos um estado de espírito pacífico, seremos mais capazes de sentir felicidade independentemente de pessoas ou de circunstâncias.
É difícil fazer isso? Claro que é. Mas é um recurso que nós temos dentro de nós. Todos nós já sentimos paz em algum momento das nossas vidas. Se a nossa mente estiver agitada e intranquila, mesmo que tenhamos circunstâncias boas, não conseguiremos, desfrutá-las porque não teremos paz dentro de nós.

Não é sobre o que nos acontece, é sobre como lidamos com o que nos acontece. É o nosso estado de espírito que determina a nossa felicidade ou infelicidade.Eu sei que vocês já sabem disso tudo. Mas como vamos colocar isso em prática, essa paz de espírito independentemente das circunstâncias?

UmA dica é praticar a meditação que é uma ação: focar em um estado de espírito positivo e tranquilo. Escolha uma hora do dia para sentar-se num local calmo, feche os olhos, traga a sua consciência para o momento presente, respire, relaxe o seu corpo e acesse esse estado.

Enquanto expira o ar, imagine toda a tensão saindo, toda agitação, ansiedade, estresse.
Com o tempo seremos capazes de acessar esse estado sem precisar estar num local tranquilo e de olhos fechados. Faça disso um hábito, como escovar os dentes e eu asseguro que vocês vão experimentar muitas mudanças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui