Foram realizadas mais de 35 provas voltadas para competições coletivas e individuais

A Associação Cultural Esportiva de Bandeirantes (ACEB) realizou no domingo (30) uma das mais tradicionais festividades da comunidade nipo-brasileira: o Undokai. Durante todo o dia, diversas atividades esportivas foram realizadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O Undokai faz parte do calendário oficial da ACEB.

No evento, famílias de descendentes e de pessoas que se interessam pela cultura japonesa se reuniram para um dia de gincanas ao ar livre com a finalidade de promover a integração entre os participantes, o espírito esportivo, a atividade física e o lazer. Foram mais de 35 provas voltadas para competições coletivas e individuais, como corridas de 50m, 100m, revezamentos, cabo de guerra, bolinhas ao cesto, pesca da garrafa, procura de noivos, netos e avós em conjunto, gato cego, dentre outras brincadeiras. Ao final do dia e no encerramento do Undokai, foi realizado sorteio muitos brindes.

SOBRE UNDOKAI – Undokai é uma palavra que origina de undō (undou), que significa movimento, atividade esportiva e, kai, que quer dizer reunião. O Undokai nada mais é do que uma gincana. Criado no Japão, em homenagem ao Imperador Hirohito, que reinou dos anos 1926 a 1988. No Brasil, simultâneo às comemorações do Dia do Trabalho, é tradição realizar o evento no dia 01 de maio na maioria das cidades onde se concentram muitos japoneses e descendentes nipônicos. Atualmente, muitas cidades têm optado por realizar em fim de semana próximo, antes ou depois do feriado. No Japão, o evento é realizado no mês de outubro (especialmente no dia 10, data em que se comemora o Taiiku no Hi – Dia dos Esportes).

O primeiro Undokai da história da Imigração Japonesa no Brasil foi feito antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins, pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru em 1908 – o primeiro a trazer oficialmente um grande grupo de imigrantes pelo acordo assinado entre o Brasil e o Japão em 1895 – que ocuparam todo o deque superior externo do navio para assistir e participar das corridas e brincadeiras. Desde então, em terra, o Undokai passou a ser realizado anualmente e tornou-se uma tradição. (Foto grupo Whatsapp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui