Falar é importante para expressar nossos pensamentos e sentimentos. Isso nos permite relacionar com as pessoas. Mas provavelmente você já deve ter passado por situações em que falou o que não deveria e se arrependeu depois, falou sem pensar. Talvez isso tenha causado problemas.

Há algumas situações em que falar não é a melhor opção e o silêncio evitaria muitas dores de cabeça e arrependimentos. A primeira delas é quando estamos com raiva. E ela é como o fogo que queima tudo ao redor, destrói a sua paz mental e pode acabar com relacionamentos. Te faz dizer coisas que você não quer dizer, e pode trazer arrependimentos depois. Também é capaz de te levar a tomar atitudes impensadas das quais você pode se envergonhar posteriormente. A raiva é um veneno que destrói o seu corpo e a sua alma. Vale a pena se esforçar ao máximo para não deixar a raiva lhe controlar. E para que tal controle, uma das melhores coisas a fazer é ficar em silêncio, se acalmar antes de falar. Isso pode ajudar a evitar conflitos e magoar os outros.

Outra situação para manter em silêncio é quando não se tem conhecimento sobre algo. Não há necessidade de falar sobre algo que não sabemos, só para parecermos inteligentes. Falar sem conhecimento pode nos fazer parecer bobos e provavelmente não teremos o respeito das pessoas. E também pode causar confusão ou um mal-entendido, além de perder a oportunidade de aprender com os outros. Também deveríamos nos manter em silêncio quando temos dúvidas sobre algo. Às vezes as pessoas mentem, exageram ou confundem as coisas e não devemos acreditar ou falar sobre algo, baseado em rumores ou fofocas que ouvimos. Isso pode causar um estrago muito grande na vida das pessoas que são o alvo dos rumores e falar sobre o assunto, pode te fazer se arrepender amargamente depois. Saiba dos fatos. E mesmo sabendo, não é nada elegante falar sobre fatos desagradáveis da vida das pessoas.

Devemos manter silêncio também quando alguém está compartilhando sentimentos conosco, principalmente se a pessoa está triste. Mantenha-se em silêncio e atento. Geralmente a pessoa só quer ser ouvida e ter apoio num momento difícil. Tenha empatia. Não interrompa e nem aconselhe, a não ser que a pessoa peça. Ninguém gosta de ser julgado e criticado. Ficando em silêncio você mostra que se importa. E para finalizar, o silêncio é bem-vindo quando você se depara com alguém desdenhando de você, fazendo piadinhas sem graça.

Às vezes as pessoas tiram sarro de uma característica física sua, de alguma crença, de alguma atitude ou escolha. Muitas vezes isso acontece para te fazer sentir-se inferior ou mal, querendo te provocar ou te magoar. Evite responder com raiva ou ressentimento. Há algum motivo pelo qual a pessoa precisa te depreciar. Talvez seja um sentimento de inferioridade.

Não gaste a sua energia e nem o seu tempo discutindo ou se defendendo. Pessoas que tem esse tipo de comportamento estão ‘doentes’ emocionalmente. Apenas fique em silêncio e retire-se, deixando para trás o que não te acrescenta valor. Aliás, você tem o seu valor, que não depende desse tipo de atitudes.
O silêncio nessas situações vale ouro…

Cristie Ochiai

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui