ECEL DRA VANESSA
Projeto Profissões contou com a participação da escritora e juíza dra. Vanessa De Biassio

Ampliar informações sobre o universo jurídico, da magistratura, os espaços possíveis no mercado de trabalho, os campos de pesquisa e literatura jurídica, a paixão pela justiça. O Projeto Profissões, desenvolvido pelo Colégio ECEL, no Ensino Médio, aconteceu nesta segunda-feira, dia 14, na modalidade virtual, e contou com a participação da Professora, escritora e juíza de Direito da Comarca de Andirá, dra. Vanessa De Biassio.

Ela, que é magistrada há mais de 20 anos, Cidadã Honorária de Andirá, já recebeu Menção Honrosa e Voto de Louvor (por duas vezes) na Assembleia Legislativa do Paraná e ministrou aulas em universidade da Europa, é autora de duas importantes obras literárias, que são referências no universo jurídico no país: “Vitimologia e Direitos Humanos – O Processo Penal sob a Perspectiva da Vítima” e “Valorização dos Conhecimentos Fortuitos no Âmbito das Interceptações Telefônicas”. Outras produções, como participação em coletâneas jurídicas, também fazem parte do seu acervo de produção. Seu doutorado foi concluído recentemente, na Europa, na Universidade de Lisboa. Neste último ano, a magistrada foi destaque nacional por uma decisão que contemplou a proteção à vida de uma mulher transexual, agredida e ameaçada pelo companheiro. Ela aplicou a Lei Maria da Penha para fundamentar a decisão, tornando-se um precedente importante para outras decisões no Brasil.

Durante o encontro com os alunos, professores e direção, a magistrada respondeu perguntas dos alunos, que ficaram bastante curiosos sobre o dia – a – dia de uma juíza. Ela também destacou que a instituição é uma referência na região, lembrou que seus filhos foram alunos do ECEL e, também, parabenizou o Colégio por ter conseguido ser pioneiro na gestão das aulas remotas, ao vivo, dando a mesma atenção de qualidade e suporte aos alunos. A doutora Vanessa, que também é professora, deixou uma mensagem de esperança, neste período atípico vivenciado em razão da pandemia e incentivou os alunos a continuarem firmes, determinados, na ampliação dos estudos e pesquisas. O encontro contou com a presença da diretora geral, professora Joelma Almeida; dos proprietários do Colégio, professora Suely Aparecida Guerra Dias e dr. José Carlos Dias Neto; da coordenadora do Ensino Médio, professora Ângela Balestero (que também coordena o Projeto Profissões); professores e convidados. (da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui